Projeto Vale Luz chega a Caruaru para trocar resíduos recicláveis por desconto na conta de energia elétrica

21/06/2023
caminhao-vale-luz-eletrico-caruaru.jpg 
 
A Neoenergia Pernambuco vai levar, pela primeira vez na história, o Projeto Vale Luz para a cidade de Caruaru. Com a finalidade de aproveitar a força do maior São João do Mundo e a geração de resíduos da festa, a distribuidora vai estar, a partir desta quinta-feira (22) até a segunda-feira (26), com o seu caminhão elétrico e uma tenda para receber os materiais recicláveis em troca de desconto na conta de energia elétrica. Exclusivamente para os catadores, a empresa vai fazer o pagamento por meio de depósito via pix dos valores referentes às latinhas de alumínio, principal resíduo gerado durante o evento. O caminhão e a tenda ficarão localizados na Rua Silva Filho, 132, próximo à Estação Ferroviária, e funcionará das 8h às 16h30.

“Estamos trabalhando em favor da sustentabilidade, pois os resíduos serão reaproveitados pelas indústrias. Também promovemos a eficiência energética. Apenas como exemplo, uma latinha de alumínio reciclada consome 95% menos energia para ser fabricada do que uma que não usa a reciclagem. Ainda contribuímos para a economia doméstica das pessoas, que passam a receber o bônus direto na conta de energia elétrica”, afirmou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.

O Vale Luz em Caruaru vai funcionar da seguinte forma: os clientes residenciais vão poder levar os resíduos direto no caminhão, onde terão os materiais pesados e receberão o desconto na conta. Já os catadores serão atendidos na tenda montada ao lado, mesmo local onde pesarão as latinhas e fornecerão os dados bancários para recebimento do valor. É importante ressaltar que o valor pago pelas latinhas é superior ao praticado pelo mercado, o que contribui para um maior ganho dos participantes.

Para participar do Vale Luz, projeto do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), basta que o cliente separe os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar separados por tipo, limpos e secos, leve até o ponto de coleta e informe o código do cliente, presente no lado esquerdo do QRCode da conta de energia, junto com um documento de identificação.

Além de levar os resíduos, os clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica ou moradores de comunidades de baixa renda também podem trocar lâmpadas usadas (fluorescente compacta, incandescente ou halógena), com potência a partir de 14W, por novas, com tecnologia LED. No momento da troca, é preciso apresentar a conta de energia do mês anterior e não ter trocado mais de oito lâmpadas em projetos da Neoenergia Pernambuco nos últimos 6 anos. Além de fornecer uma melhor iluminação, a lâmpada LED traz vários benefícios para famílias que podem ser contempladas, como, por exemplo, uma redução significativa no valor da fatura de energia. Estima-se que uma lâmpada LED pode ser até 40% mais econômica do que as demais. Cada cliente pode trocar até cinco lâmpadas.

MATERIAIS RECICLÁVEIS ACEITOS NO VALE LUZ

• Papel e Papelão: Jornais, revistas, cadernos e caixas.

• Plásticos: PET (Embalagens de detergente, garrafas PET e sacolas)

• Metal: Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e Ferro
• Vidro: Embalagens de vidro

• Óleo Vegetal: Óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona

• Eletrônicos: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora

BAIXE O APLICATIVO

Pensando na comodidade do cliente, a Neoenergia disponibiliza, gratuitamente, o aplicativo Vale Luz Cliente, no qual está disponível para os sistemas Android e IOS. Ao abrir o aplicativo, é possível acompanhar os créditos gerados mensalmente na conta de energia elétrica e analisar, detalhadamente, os materiais recicláveis aceitos.

MAIS DE 2,3 MILHÕES DE QUILOS ARRECADADOS

O Vale Luz foi criado em 2008. Nos 15 anos de existência, o Projeto já arrecadou mais de 2,3 milhões de quilos de resíduos e concedeu aproximadamente R$ 1 milhão em descontos na conta de energia de 8,7 mil pernambucanos. Números expressivos que contribuem diretamente para o orçamento doméstico das famílias e para a preservação do meio ambiente por meio da reciclagem de 100% dos materiais entregues pelos participantes.
 
Voltar