Consumidores devem informar a leitura do
medidor nos sites das concessionárias para que as faturas sejam emitidas sem
necessidade de contato com leiturista.
Os clientes da Celpe que possuem imóveis fechados e casas de
veraneio passam a contar, a partir desta segunda-feira (15/6), com o serviço de
autoleitura. A medida é uma das ações adotadas pela Neoenergia para contribuir
com a prevenção ao novo coronavírus, já que evita a presença física dos
funcionários em residências e comércios que possuem o medidor na área interna.
“Neste momento de isolamento social, a autoleitura é mais um
serviço digital oferecido pela Neoenergia, possibilitando ao cliente que possui
um imóvel fechado ou casa de veraneio, informar o seu consumo para fins de
faturamento, sem a necessidade do deslocamento de um profissional da
distribuidora ao local. Basta informar a leitura na área de serviços do site de
cada uma das nossas distribuidoras no dia que antecede a data prevista a
próxima visita do leiturista em sua residência, descrita na fatura de energia
do mês anterior”, diz Rosane Patarra,
gerente de Leitura da Neoenergia. “Importante que o cliente também
aproveite e realize o cadastro da sua fatura para recebimento por e-mail mail e
o pagamento por débito automático. Esta ação reduz a necessidade de manuseio
das contas de papel, e ainda contribui para o meio ambiente”, explica.
Essa ação facilita o faturamento dos estabelecimentos que estão
fechados por conta da quarentena e que, seguindo determinações da Agência
Nacional de Energia Elétrica (Aneel), podiam ser tarifados pela média de
consumo dos últimos 12 meses. “Com a autoleitura será possível faturar pelo
consumo realizado e indicado pelo cliente esta é mais uma ação pensada para
facilitar a vida dos nossos clientes alinhada com a nossa estratégia de
transformação digital na Neoenergia”, diz Renato Suplicy, gerente de
Estratégia e Serviços Digitais da Neoenergia.
Como medir o consumo de energia
Para enviar os dados, o cliente deverá acessar o site da sua
distribuidora (Coelba, Celpe, Cosern) e, no espaço de serviços, acessar a
opção Consumo e Fornecimento. Na sequência, clicar em Informação de
Leitura. Será preciso digitar o número da conta-contrato, informar a data que
visualizou a leitura do medidor, e digitar a leitura descrita no medidor. Em
seguida, só clicar em “solicitar”, e receber o seu protocolo.
Prevenção à covid-19 entre os leituristas
Como medidas adicionais para prevenção neste período, a
Neoenergia adotou ações como a obrigatoriedade do uso de máscaras e do uso de
álcool em gel, além de uma solução de água e sabão para a higiene das mãos,
materiais que são repostos ao longo do dia pelos coordenadores. Os profissionais
passam periodicamente por treinamentos, atualmente em formato virtual, e são
orientados a não ter contato físico e a manter um distanciamento adequado dos
clientes. Os equipamentos para registrar a leitura e imprimir a fatura são de
uso pessoal e são higienizados com frequência.
Digitalização Solidária: débito em conta e fatura por e-mail
Pensando na máxima segurança e comodidade dos seus clientes, a
Neoenergia também expandiu serviços e canais digitais durante a pandemia,
estimulando os clientes a ficarem em casa. Uma das iniciativas recentes foi o
lançamento do Digitalização Solidária, projeto que estimula a adesão dos
consumidores aos serviços de Débito Automático e Fatura por
E-mail. Com isso, a empresa irá doar para instituições de amparo social
até R$ 5 por cliente que aderir aos serviços – o potencial da campanha é de R$
5,6 milhões em arrecadação.
SOBRE A CELPE
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).