,
Neste ano, Pernambuco passou por um outono de muita chuva. Nos últimos três meses, houve 43% a mais de precipitações, se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Climatempo que constam na base da Neoenergia Pernambuco. Nos últimos cinco meses, o incremento foi de 57%. O plano de manutenção da distribuidora é intensificado nos períodos que antecedem as estações mais chuvosas. Isso garante um menor impacto das adversidades climáticas no fornecimento de energia. Entre março e maio, a Neoenergia Pernambuco implantou mais de 504 espaçadores, realizou mais de 64 mil podas em árvores próximas a rede elétrica, instalou 179 religadores e habilitou 34 equipamentos em esquemas de Self Healing – tecnologia que permite o restabelecimento de energia em até 60 segundos. Essas ações, associadas as atuações de manutenção, reduzem o impacto para os clientes. Mas a intensidade dos ventos e raios, ainda são um desafio.
“Investimos no sistema elétrico e fazemos o monitoramento climático capaz de mapear condições adversas com 72 horas de antecedência, o que contribui para um planejamento prévio que visa garantir a confiabilidade do fornecimento de energia. Isso tem sido fundamental, já que enfrentamos condições climáticas mais hostis a cada ano, registrando um volume maior de chuvas, rajadas de vento com intensidade mais elevada e raios em maior frequência. Isso impacta na nossa operação e causa danos à rede elétrica”, ressalta o superintendente técnico da Neoenergia Pernambuco, André Santos.
Nesses períodos chuvosos, todos precisam ficar atentos à segurança, sendo essencial adotar medidas preventivas para evitar acidentes com a eletricidade. Situações como alagamentos, raios e quedas de árvores acontecem com maior frequência durante tempestades e podem interferir na rede elétrica. E, mesmo dentro das residências, é necessário tomar algumas medidas para garantir a segurança da família. Por isso, a Neoenergia Pernambuco separou algumas orientações aos seus consumidores.
A distribuidora alerta sobre os efeitos dos raios, que podem comprometer as instalações das residências. O recomendado é desconectar todos os aparelhos elétricos das tomadas durante uma tempestade acompanhada de raios. Ao fazer isso, o ideal é que a pessoa esteja utilizando um calçado com solado isolante, como o de borracha, e não esteja com a mão molhada.
Casa segura
A Neoenergia Pernambuco recomenda redobrar a atenção quanto a presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e/ou tomadas. Caso perceba qualquer sinal desse tipo, o seguro é não tocar nelas e nem conectar eletroeletrônicos em tomadas instaladas no local, evitando assim o risco de choque elétrico.
Nunca deve ser feita a manutenção da antena de TV enquanto estiver chovendo. Além disso, deve se evitar locais abertos como em cima de telhados e piscinas, que oferecem um maior risco, além do cuidado de nunca procurar abrigos sob árvores.
Cuidados em alagamentos
Alguns locais sofrem com as enchentes e alagamentos, situações que podem comprometer a operação da rede elétrica e colocar em risco a segurança das pessoas. Assim que perceber os primeiros sinais de alagamento na residência, o cliente deve desligar o disjuntor. Em seguida, a distribuidora recomenda que todos os eletrônicos e eletrodomésticos sejam retirados da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água.
Caso o nível da água na residência fique elevado e haja a necessidade de desligar o fornecimento da casa, o ideal é que, antes da normalização do fornecimento à unidade consumidora, um profissional qualificado avalie a instalação elétrica da unidade, seguindo da religação do disjuntor interno.
Lidando com o choque elétrico
Mesmo com todos os cuidados, um acidente pode acontecer. Então, como proceder nessa hora? A primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais tocar nela diretamente. O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e mantenha a calma até a chegada dos profissionais.