Uma operação da Neoenergia Pernambuco, Polícia Civil e o Instituto de Criminalística identificou desvio de energia em mais de a metade dos apartamentos do Condomínio Cabral. A ação foi realizada nesta terça-feira (25) pela manhã, quando foi constatado que 23 das 40 residências estavam consumindo energia sem passar pelo medidor, o que configura furto. O responsável pelo condomínio foi levado à delegacia do Salgado.
A total da quantidade de energia desviada está sendo calculada pela concessionária. As fraudes foram retiradas e os moradores tiveram o fornecimento normalizado. A distribuidora vai cobrar de forma retroativa todo o montante consumido dos moradores.
A ação foi promovida pela área de inteligência da Neoenergia Pernambuco, que há alguns meses já analisava o consumo dos clientes.
“É importante ficar claro que o furto de energia é crime previsto no Código Penal, com pena de 1 a 5 anos de prisão. Além disso, quem realiza ligações clandestinas expõe a população a graves riscos de acidente”, afirmou o supervisor Operacional da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.
A irregularidade cometida por essas pessoas impacta diretamente na fatura de energia de todos os pernambucanos. “Irregularidades na medição ou ligações clandestinas impactam no valor da conta de todos os clientes, além de comprometer a qualidade de fornecimento de energia. É importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede”, concluiu, Ícaro Bezerra.
DENÚNCIA
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, do WhatsA
pp (81.32176990) ou pelo portal. Não é preciso se identificar.