Operação da Neoenergia Pernambuco e Polícia Civil flagra hotel furtando energia, em Piedade

30/09/2021

Empreendimento havia sido cortado na quarta-feira da última semana, mas foi ligado à revelia, direto na rede de distribuição, na sexta-feira. Proprietários serão intimados a comparecerem na delegacia na próxima semana

                       policia-furto.jpg

Uma operação da Neoenergia Pernambuco, em parceria com a Polícia Civil, flagrou um hotel localizado no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, furtando energia, nesta quinta-feira pela manhã. O imóvel estava com o fornecimento cortado desde a quarta-feira da última semana e promoveu a religação à revelia na sexta-feira, diretamente na rede de distribuição, sem medição, o que configura o crime. Os proprietários não se encontravam no local no momento do ocorrido, porém seu advogado se apresentou e à delegacia, onde forneceu os dados dos donos do empreendimento, que serão intimados à comparecerem à delegacia, na próxima semana.

As equipes da Neoenergia Pernambuco, da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística chegaram ao imóvel por volta das 11h, quando foi constatado que existia a caixa de medição, mas não o medidor. Toda a fiação utilizada para executar a ligação clandestina foi recolhida.

O flagrante realizado pela Neoenergia Pernambuco e pela força policial só foi possível porque o núcleo de inteligência da distribuidora acompanhou de perto o cliente e contatou que o mesmo continuava funcionando normalmente, mesmo tendo sido cortado na última sexta e não ter sequer pedido a religação.

“Quando descobrimos que ele permanecia aberto, fomos constatar se existia um gerador suprindo a carga local. Ao não identificarmos o aparelho, fomos lá promover uma vistoria para entender como ele estava sendo suprido. Quando chegamos, não existia nem medidor. Isso caracteriza claramente que o consumo sem medição”, afirmou o gerente de Recuperação de Receita da Neoenergia Pernambuco, Gustavo Santos.

“É importante ressaltar que todas as vezes que ocorre o furto de energia, a conta dessas pessoas é paga pelos demais clientes, segundo a norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor em todo o Brasil. Por isso é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede”, completou Gustavo Santos.

A Celpe reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.



Voltar