A Neoenergia Pernambuco promoveu a substituição de mais de 2,5 mil lâmpadas halógenas, fluorescente ou incandescente, de instituições públicas na cidade de Ribeirão, no mês de abril, por novas unidades de LED. Ao todo, 18 prédios foram contemplados pela distribuidora. Com a troca dos equipamentos, estima-se que o município terá uma economia de 78.000 kWh/ano. Esta quantidade de energia é suficiente para abastecer aproximadamente 600 residências por um mês.
Entre as instituições educacionais beneficiadas pelo programa estão a Secretaria de Educação e instituições de formação básica, como a Creche Josefa Francisca das Chagas Aguiar, a Escola Municipal Manoel Matias da Silva, a Escola Municipal Padre Antônio de Melo e a Escola Municipal Maria Amelia de Paula Barbosa. O projeto também atingiu escolas de formação média e técnica.
“O Projeto de Eficientização Energética de Edificações auxilia as instituições a evitar desperdícios no consumo de energia elétrica. Esse consumo mais eficiente também se reflete em economia financeira, permitindo a essas instituições diminuírem sua conta de energia” afirma Artur Costa, supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia.
As novas lâmpadas substituídas são de LED, que possuem uma tecnologia mais moderna em relação às lâmpadas fluorescentes, incandescentes e halógenas. Sendo mais eficientes, elas conseguem gerar a mesma capacidade de iluminação com menor consumo de energia, podendo proporcionar uma economia de até 40%, por ponto de iluminação, além de terem uma vida útil mais longa, durando cerca de cerca de 25 mil horas.