Entre os prédios beneficiados com a ação, o Hospital Maria Lucinda, Instituto do Fígado de Pernambuco, APAE, Movimento Pró Criança, IFPE Campus Cabo Santo Agostinho, CINDACTA III, COMAR, além de dezenas de escolas federais, estaduais e municipais, unidades básicas de saúde e ONGs.
A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel, teve investimento de R$ 3,7 milhões e representou uma economia de 3,23 GWh/ano no consumo desses prédios, o suficiente para abastecer mais de 85 mil consumidores por 30 dias. Isso porque a tecnologia LED consome até 40% menos do que as tradicionais.
“O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia”, lembra a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas. “Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas, além de não possuírem elementos tóxicos na sua composição”, explica a gerente.
A ação de substituição e doação de lâmpadas LED, além de compor o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – conjunto de 17 temas e 169 metas para o alcance de um mundo mais sustentável, conforme determinado pela Assembleia Geral das Nações Unidas da ONU – do qual o Grupo Neoenergia é signatário.
SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO
A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).