Após 12 dias de trabalho intenso, a Neoenergia Pernambuco concluiu a Operação Prevenção nas ruas São Luís, Dois de Julho, Artur Lício e adjacentes, no bairro do Pina. No total, foram retiradas mais de 280 caixas de internet clandestinas, principais motivadoras de incêndios em postes no Estado. Esses equipamentos pertenciam a dez empresas de telecomunicações que estavam ocupando o poste de forma irregular, sem nenhum tipo de contrato com a distribuidora, e utilizavam equipamentos em desacordo com as normas técnicas e de segurança exigidos pelas agências reguladoras. Ainda foram eliminados 41 outros pontos de riscos (cabos baixos em calçadas e travessias de ruas, instalações próximas de rede elétrica etc.) causados pelas mesmas instalações e removidas quase de duas toneladas de cabos.
A retirada dessas instalações clandestinas elimina os riscos de acidentes com a população, bem como melhora a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia elétrica na localidade. “Vistoriamos 63 postes durante os 12 dias. Foram identificadas e eliminadas inúmeras irregularidades. Vamos monitorar esses locais para evitar que as dez empresas identificadas, e qualquer outra que não possua contrato com a Neoenergia, possam voltar a utilizar nossas estruturas de forma irregular, desordenada, causando incêndios e possíveis acidentes com a população”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.
Antes de cada ação da Operação Prevenção, as operadoras de telefonia e telecomunicações são comunicadas sobre a necessidade de ordenamento dos fios – quando estes estão fora dos padrões. As empresas que não cumprem o prazo de adequação têm as redes irregulares removidas. O próximo local a receber as equipes da Neoenergia Pernambuco será o bairro de San Martin, na segunda quinzena de 2022.
É possível encontrar a lista de operadoras de telecomunicações que têm contrato com a Neoenergia no site da empresa (www.neoenergiapernambuco.com.br). Os clientes que tiveram os serviços de telefonia e internet interrompidos devem entrar em contato com a sua operadora.
OUTRAS AÇÕES
As demais ações de Ordenamento da Neoenergia Pernambuco para combater as ocupações irregulares na sua infraestrutura veem sendo desenvolvidas continuamente, bem como às adequações das redes de empresas que possuem contrato de compartilhamento para atendimento das normas técnicas e regulatórias de segurança aplicáveis.
Os projetos Via Limpa e Internet Segura, para remoção de fios e cabos partidos, e de redes não autorizadas, percorreu, nos últimos 30 dias, as Avenidas Cons. Rosa e Silva e Rui Barbosa, totalizando mais de uma tonelada de fiações retiradas dos 313 postes inspecionados.
Já Projeto Fio a Fio, para adequações de redes de telecomunicações de empresas que possuem contrato de compartilhamento, vem sendo desenvolvido na Av. João de Barros, no bairro da Soledade, com previsão de conclusão ainda em Agosto.