A Neoenergia promove, nesta quarta-feira (07), uma vistoria em toda a rede de distribuição de energia elétrica que atende o Pátio Ana da Carrancas, em Petrolina. Técnicos da concessionária percorrerão a rede com o propósito de garantir a qualidade, a confiabilidade e a continuidade do fornecimento durante todos os dias do São João. A inspeção será a conclusão das ações prévias que começaram há cerca de três meses com uma série de iniciativas para a melhoria do serviço tanto para os promotores do evento, como para os petrolinenses e turistas que vão participar das festividades.
Entre as ações realizadas estão a inspeção de todos os circuitos que alimentam o pátio, totalizando aproximadamente 60km de rede inspecionada. Outra ação extremamente importante e relevante para o sistema elétrico local foi que a Neoenergia organizou a distribuição de uma forma que existem, hoje, cinco possibilidades de interligação automática de redes caso alguma delas sofra perturbação ou mesmo seja interrompida.
“Criamos um sistema robusto, com redundância, para diminuir ao máximo o risco de interrupção no fornecimento nos dias de São João. Nossas equipes estão preparadas para trabalhar durante toda a festa, com segurança e a rapidez que o evento exige.”, afirmou o superintendente operacional da Neoenergia Pernambuco, Pablo Andrade.
Três transformadores também foram instalados para atender a demanda do pátio e seu entorno, totalizando 675 KVA de potência instalada, o suficiente para atender aproximadamente 1,8 mil residências simultaneamente. Equipamentos de medição para monitoramento dos transformadores no local do evento foram instalados para acompanhamento em tempo real do sistema. Nos últimos meses, equipes da Neoenergia ainda realizaram 80 podas e corrigiram mais de 80 possíveis defeitos na rede de distribuição.
A partir da abertura do São João de Petrolina, até o último dia de celebração, a Neoenergia vai trabalhar em esquema especial na cidade. A empresa vai aumentar em 30% o número de técnicos, eletricistas, engenheiros e coordenadores para monitorar o fornecimento e atuar em possíveis situações emergenciais.
Equipes de plantão estarão diariamente no polo para que o atendimento seja o mais rápido possível. Toda a rede elétrica de Petrolina será acompanhada 24h por dia, em tempo real, no Centro de Operações Integradas (COI), no Recife.
LIGAÇÕES PROVISÓRIAS - A Neoenergia reforça o alerta de segurança para gestores públicos, organizadores de festas e comerciantes (barracas de fogos de artifício, alimentos e bebidas) para importância do uso das ligações provisórias de energia elétrica durante o São João.
“O São João é uma festa que reúne milhares de pessoas, em vários locais do Estado. Por isso, o cuidado com a ligação provisória deve ser redobrado, pois garante não apenas o fornecimento de qualidade, como a segurança de todos. A ligação clandestina, além de crime, representa risco para quem faz e para quem está próximo, além de comprometer o fornecimento de energia. Temos o compromisso de fornecer segurança e qualidade à população”, alerta o superintendente operacional da Neoenergia Pernambuco, Pablo Andrade.
É importante deixar claro que, por questão de segurança, não é possível fazer ligações provisórias de cargas móveis em carroças, vans e caminhões. Ligações clandestinas que porventura forem identificadas nos locais de festas serão retiradas imediatamente pelas equipes técnicas. Os valores consumidos serão cobrados retroativamente e o infrator pode responder judicialmente por furto de energia.
Como solicitar a ligação provisória?
As solicitações podem ser feitas pelo nosso canal WhatsApp (81) 3217.6990, nas lojas de atendimento ou na rede credenciada da Neoenergia Pernambuco espalhada por todo o Estado. O pedido precisa ser realizado com antecedência de, pelo menos, cinco dias úteis do início da utilização do fornecimento da energia elétrica.
Os interessados devem apresentar os seguintes documentos:
• Alvará de funcionamento emitido pela prefeitura ou órgão responsável, em locais públicos;
• Contrato de locação em casos de local particular ou documento de propriedade;
• Cópia do contrato social ou requerimento de empresário (se pessoa jurídica);
• RG e CPF.
Ao declarar informações como a carga a ser utilizada e o período de uso da energia, o cliente receberá uma “Fatura de Caução” e “taxa de serviço” que poderá ser paga no ato do atendimento por meio de cartão de débito ou na rede bancária, e deverá reapresentada paga no atendimento para liberação da ligação.
Ao ser feito o pedido, o “padrão de entrada” deverá estar pronto para receber a ligação provisória de energia.