Uma operação da Neoenergia Pernambuco, em parceria com a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Instituto de Criminalística identificou furto de energia no Posto de Gasolina Batateira, localizado em Belém de Maria. A ação foi realizada nesta quarta-feira (26) e as equipes técnicas identificaram que a unidade consumidora estava ligada diretamente à rede de energia elétrica, sem passar por medição. A irregularidade do estabelecimento, seria suficiente para abastecer cerca de 1000 residências, por um mês. A fraude foi retirada, o gerente do estabelecimento encaminhado à delegacia e o fornecimento de energia no local foi suspenso.
"Há algum tempo monitorávamos este caso. Nossa área de inteligência identificou que havia fraude na unidade consumidora, contudo não conseguíamos acessá-la, porque o proprietário não permitia. Por isso, ações como essa, em parceria com as polícias, são de extrema importância para que consigamos realizar o nosso trabalho e evitar maiores prejuízos, não apenas à empresa, mas à sociedade, afinal, a irregularidade cometida por essas pessoas impacta diretamente na fatura de energia de todos os pernambucanos. Importante reforçar, ainda, que as pessoas denunciem quando souberem que alguém está furtando energia, pois além de crime, oferece perigo à população", relata o supervisor operacional da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.
A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.
Denúncia
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.