Uma operação conjunta da Neoenergia com Polícia Civil, Polícia Militar e Instituto de Criminalística identificou o maior caso de furto de energia deste ano e um dos maiores dos últimos 12 meses, em Pernambuco. A Tecalmon Tecnologia, Caldeiraria e Montagem, localizada no bairro de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, estava consumindo energia por meio de ligação direta na rede de distribuição, sem passar pelo medidor. O volume de energia recuperada durante a ação no estabelecimento foi de 700.000 kWh, quantidade que seria suficiente para abastecer aproximadamente 5.900 residências por 30 dias. A ação foi realizada nesta quarta-feira (8), quando as equipes técnicas e policiais estiveram no local e identificaram a irregularidade. Toda energia não medida será cobrada do cliente, conforme determinações estabelecidas pela legislação do setor elétrico. O proprietário do estabelecimento foi encaminhado à delegacia e responderá pelo crime de furto de energia.
A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.
DENÚNCIA
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.