A Neoenergia Pernambuco firmou, nesta quarta-feira (14), parcerias com a Defesa Civil de Pernambuco e, ainda, com a Prefeitura de Camaragibe. Os convênios têm como finalidade desenvolver ações de prevenção de acidentes provocados por ocorrências com energia elétrica, garantindo a segurança da população. Celebrada com a Defesa Civil, a parceria consiste em capacitar cerca de 2000 pessoas, entre agentes públicos e comunidade, para identificar possíveis situações de risco e atuar junto à população com informações relacionadas à segurança para redução de acidentes. O termo de cooperação técnica, como é chamado o acordo assinado entre a empresa e o órgão, tem vigência de dois anos, podendo ser renovado, por meio de termo aditivo negociado entre as duas entidades.
“Esse convênio que nós assinamos hoje representa um marco no sentido de buscar orientar a população sobre os riscos que envolvem a rede elétrica. Essas parcerias que temos feito com o Governo do Estado
reforçam o nosso compromisso com um ambiente mais seguro e com a educação da população. A secretaria mostrou, junto com a defesa civil, que é possível estabelecer parcerias fortes. Nós acreditamos que esta será de muito sucesso e que o produto disso é muito, muito importante para a sociedade”, afirma o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral.
O Secretário da Casa Militar, Coronel Carlos José Viana, que representou o órgão público na assinatura do convênio, falou sobre a parceria. “Assinamos um convênio que visa a incorporação da Neoenergia nas atividades de Defesa Civil. A empresa irá participar da Escola de Defesa Civil, na orientação de toda a população sobre riscos elétricos e juntamente com a nossa Defesa Civil na gestão de desastres, o que faz com que essa parceria seja muito importante, para que possamos garantir a segurança de toda a população”, conta.
Já com a Prefeitura de Camaragibe, a parceria firmada prevê o ordenamento da rede elétrica no município, com a finalidade de combater os fios de telecomunicações irregulares na cidade. A Neoenergia ficará responsável por comunicar as ações às empresas de telecomunicações com 30 dias de antecedência e realizar o ordenamento, entre outras atividades. Já a Prefeitura vai tratar diretamente com as empresas públicas e estatais para que regularizem sua rede própria e fará toda a divulgação prévia junto aos moradores das vias onde o projeto estará.
A remoção de fiações clandestinas elimina riscos de acidentes e incêndios na rede de distribuição, aumentando a segurança dos clientes e melhorando a qualidade do fornecimento. “O convênio que assinamos com a Prefeitura de Camaragibe busca resolver a questão das degradações visuais causadas pelas redes de telecomunicações. Essa parceria reforça nosso compromisso com a sociedade e os agentes públicos, para que as cidades fiquem mais organizadas e, principalmente, trazendo segurança para os profissionais que trabalham na rede e para a população”, afirma o diretor de relações institucionais, João Paulo Rodrigues.
A prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, fala sobre a importância do acordo de cooperação para os cidadãos camaragibenses. ''Assinamos aqui na Neoenergia um convênio para reordenar a fiação de toda a cidade de Camaragibe. Além de trazer vários benefícios, essa parceria dará mais segurança para população de Camaragibe e vai melhorar o visual da cidade'', afirma.
Todas as empresas que desejam utilizar os postes da Neoenergia precisam apresentar um projeto, informar quais e quantas estruturas vão utilizar e assinar um contrato de utilização. Nenhuma outra instituição ou pessoa física pode aproveitar o poste para passar uma rede ou mesmo pendurar algo. É importante deixar claro que apenas as pessoas habilitadas pela Neoenergia podem subir nas estruturas.