A
Neoenergia Pernambuco realizou a substituição de 3778 lâmpadas halógenas, fluorescente ou incandescente de instituições públicas na
cidade de Limoeiro, no mês de abril, por novas unidades de LED. Ao todo, 24 prédios foram contemplados pela distribuidora. Com a substituição, estima-se que o município terá uma economia de 111,23 MWh/ano no consumo, o suficiente para abastecer aproximadamente 850 residências por um mês.
Dentre as 24 instituições beneficiadas pelo programa estão a Secretaria de Educação Municipal e as escolas municipais Presidente Tancredo Neves e Manoel Marques. Os prédios da Justiça e Saúde, do Fórum de Limoeiro e a Gerência Municipal de Saúde também foram contemplados.
As novas
lâmpadas são de LED que possuem uma tecnologia mais moderna em relação às lâmpadas fluorescentes, incandescentes ou halógenas que estavam nos locais. Sendo mais eficientes, elas conseguem gerar a mesma capacidade de iluminação com menor consumo de energia, podendo gerar uma economia de até 40%, por ponto de iluminação, além de terem uma vida útil mais longa, durando cerca de cerca de 25 mil horas.
“O Projeto de Eficientização Energética de Edificações auxilia as instituições a evitar desperdícios no consumo de energia elétrica. Esse consumo mais eficiente também se reflete em economia financeira, permitindo a essas instituições diminuírem sua conta de energia” afirma Artur Costa, supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia.
A iniciativa faz parte do Projeto de Eficientização de Edificações, executado com recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. O objetivo é gerar uma economia de cerca de 50% no sistema de iluminação contemplado com ação de retrofit, além de estimular o consumo consciente de energia elétrica.