A Neoenergia Pernambuco está promovendo a substituição de cerca de 7 mil lâmpadas halógenas, fluorescente ou incandescente, em 59 unidades públicas do município de Petrolina, por unidades de LED. A ação vai até o fim deste mês. Até agora, 12 blocos da UNIVASF já foram contemplados pela distribuidora. Entre as unidades atendidas estão o hospital, a policlínica e o bloco de enfermagem da instituição acadêmica. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
“O Projeto de Eficientização Energética de Edificações da Neoenergia além de beneficiar o meio ambiente, auxilia as instituições a evitarem desperdícios no consumo de energia elétrica, pois proporciona mais economia aos cofres públicos“, afirma Artur Costa, supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia.
As novas lâmpadas LED possuem uma tecnologia mais avançada em relação às lâmpadas fluorescentes, incandescentes e halógenas. Além disso, são mais eficientes, pois conseguem gerar a mesma capacidade de iluminação com menor consumo de energia, podendo proporcionar uma economia de até 40%, por ponto de luz.
Além de auxiliar na economia de energia nos prédios públicos das esferas municipal, estadual e federal, as ações beneficiam o sistema elétrico com a redução da demanda na ponta, ou seja, nos horários em que há maior uso de energia na localidade.
A substituição das lâmpadas no município de Petrolina está em consonância com os Objetivos de Sustentável da agenda da ONU 2030, números 11 - tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, e 17 - fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.