Ação vai proporcionar uma redução de cerca de 40% no consumo de IP do local. Em um ano, economia será de 85MWh, o equivalente ao consumo de 500 residência durante 1 mês.
A Neoenergia Pernambuco concluiu a substituição de 450 lâmpadas de Iluminação Pública da Ilha de Fernando de Noronha. A distribuidora trocou os equipamentos antigos por lâmpadas LED. Com a ação, a Ilha terá uma redução de 7,2 MWh/mês, o equivalente a 11% da geração da Usina Noronha II. Em um ano, serão aproximadamente 85MWh, o suficiente para abastecer mais de 500 residências durante 30 dias. A iniciativa foi realizada pelo Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel, e contribui diretamente para o uso eficiente da energia elétrica e para o processo de descarbonização da Ilha.
“A troca das 450 lâmpadas vai proporcionar uma diminuição de até 40% no consumo de energia elétrica da iluminação pública viária da Ilha. O LED possui uma vida útil muito maior em relação aos equipamentos existentes e com menor custo de manutenção. Isso sem contar com a sustentabilidade, pois as lâmpadas atuais não podem ser descartas no lixo comum, por conter produtos químicos que prejudicam o meio ambiente”, afirmou a gerente de Eficiência Energética da Celpe, Ana Mascarenhas.
A eficientização da iluminação pública de Fernando de Noronha está alinhada com a série de ações que a Neoenergia Pernambuco tem desenvolvido na Ilha nos últimos anos, como a instalação de duas usinas solares e um ecoposto, que utiliza a geração solar com placas fotovoltaicas para abastecer os veículos elétricos locais, contribuindo também com o processo de descarbonização do santuário ecológico.
A substituição das lâmpadas na Ilha de Fernando de Noronha está em consonância com os Objetivos de Sustentável da agenda da ONU 2030, números 11 - tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, e 17 - fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO – A substituição das lâmpadas de iluminação pública de Noronha não foi a primeira ação realizada pela Neoenergia na Ilha. A distribuidora tem desenvolvido projetos relevantes para o arquipélago por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). As iniciativas realizadas de forma cooperada entre as empresas da Neoenergia e que totalizam um investimento de aproximadamente R$ 39 milhões são: Redes Elétricas Inteligentes (REI) e Sistema Inteligente de Armazenamento de Energia (SIAE).
O programa de P&D é pioneiro em seus resultados e está refletido, por exemplo, na instalação do primeiro ecoposto para recarga do primeiro veículo elétrico (Renault Kangoo) utilizado na ilha. Essas iniciativas fazem parte do projeto de P&D REI, que também contou com a implantação de 816 medidores inteligentes, um sinalizador de defeito na rede, três religadores com self-healing e um avançado sistema de telecomunicação. Ainda foram instaladas nove unidades de micro gerações fotovoltaicas distribuídas em residências, comércios, órgãos públicos e ONGs; garantindo operação otimizada, eficiência e melhor atendimento.
“Os projetos de P&D implementados em Fernando de Noronha reforçam o compromisso da Neoenergia com a sustentabilidade, com ênfase no desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a redução do impacto ambiental”, afirmou o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Antônio de Souza Brito.
Para garantir, de maneira eficiente, a integração das fontes de energia renováveis da ilha à rede de distribuição, a Neoenergia instalou um sistema inteligente de armazenamento de energia, por meio do projeto de P&D SIAE. O banco de baterias tem capacidade de 560 kW / 1020 kWh e possui conexão de fácil acesso com o centro de controle da rede da Neoenergia Pernambuco.
SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO: A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).