496 luminárias públicas convencionais serão substituídas por lâmpadas LED em agosto no Município de Barra de Guabiraba, através de uma iniciativa realizada pela Neoenergia Pernambuco. O projeto integra o Programa de Eficiência Energética da distribuidora regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e tem por objetivo a promover eficiência na energia em parte da iluminação pública do município. A economia de energia estimada é 251,63 MWh/ano, o que seria suficiente para alimentar aproximadamente 2000 residências por um mês.
O projeto é fruto de uma parceria entre a concessionária e o poder municipal e irá beneficiar a cidade com a melhoria na qualidade da iluminação pública e um menor consumo de energia em linha com o desenvolvimento consciente, já que modelo de LED é também mais sustentável, por não conter produtos químicos que, se não forem descartadas corretamente, podem prejudicar o meio ambiente.
“Com maior eficiência e menor consumo, as novas luminárias apresentam vários benefícios ao município, como menos despesas de energia elétrica e menor custo de manutenção, já que esses equipamentos são mais longevos que as tradicionais lâmpadas de descarga usadas na iluminação pública das cidades”, afirma o supervisor de eficiência energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa. “A melhoria da
iluminação pública também afeta diretamente a rotina da população, com ganhos em conforto e segurança pública”, conclui.
Além da renovação de iluminação pública em municípios, o programa de eficiência energética da Neoenergia Pernambuco também atua realizando a substituição de iluminação ineficientes em prédios públicos e trocando gratuitamente lâmpadas fluorescentes, incandescente e halógenas por lâmpadas de LED para os clientes, tendo beneficiado mais de 347 clientes em 2022, com a troca de mais 57 mil lâmpadas.