Indústria estava ligada diretamente na rede de distribuição, sem medidor. Volume de energia recuperada daria para suprir aproximadamente 500 clientes por 30 dias.
A Neoenergia Pernambuco e a Polícia Civil identificaram um desvio de energia elétrica em uma fábrica de salgados localizada no Engenho Alegre, na cidade de Barreiros. As equipes técnicas da concessionária estiveram no estabelecimento comercial para inspecionar o fornecimento do local, quando se depararam com uma ligação direta, sem medição. A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios prévios de irregularidades. Na ocasião, o medidor foi instalado e o cliente regularizado. O gerente da empresa chegou a ser levado para a delegacia para prestar depoimento, sendo liberado em seguida.
O volume de energia recuperada com esta ação foi de 57.000 kWh, quantidade que seria suficiente para abastecer, aproximadamente, 500 residências por 30 dias. Toda energia não medida será cobrada do cliente, conforme determinações da legislação do setor elétrico.
“O cliente vinha sendo mapeado há algum tempo, pois ele estava com a energia cortada por falta de pagamento. Quando descobrimos que o local estava funcionando e não identificamos gerador instalado, enviamos uma equipe, que constatou a ligação direta, sendo apresentada uma notícia crime na delegacia”, explicou o gerente de Recuperação de Receita da Neoenergia Pernambuco, Gustavo Santos.
“É importante lembrar ainda que, por uma característica do setor elétrico, irregularidades na medição ou ligações clandestinas na rede de energia elétrica impactam diretamente no valor da conta de todos os clientes, além de comprometer a qualidade de fornecimento de energia expondo a população à riscos de acidente. Por isso é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede”, concluiu.
A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.
Denúncia
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.
SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO
A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).