Para assegurar o fornecimento de energia e garantir a celebração da festa de final de ano em todo o Estado, a Neoenergia Pernambuco coloca em operação, a partir desta quinta-feira (29), o Esquema Especial de Final de Ano. Até o dia 1º de janeiro, mais de 100 equipes se revezarão em escalas de plantão ininterrupto. Turmas especializadas permanecerão em sobreaviso para eventuais situações de maior complexidade. Foram mobilizados técnicos, eletricistas, engenheiros e coordenadores extras para monitorar o fornecimento e atuar em situações emergenciais.
O monitoramento e controle geral do sistema elétrico de todo o Estado estarão sob a supervisão do Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia, no Recife, que contará com um time de 45 controladores, engenheiros e supervisores distribuídos diariamente ao longo do período.
Preventivamente, a empresa executou inspeções e manutenções na rede elétrica dos locais de maior movimentação, preparando o sistema para atender às demandas adicionais do período. Apenas no Litoral, foram realizadas aproximadamente 14 mil podas e inspecionadas 18 subestações, 47 alimentadores e 213 km de rede nas cidades litorâneas, beneficiando 426 mil clientes.
Para imprimir maior agilidade ao atendimento, equipes ficarão distribuídas em pontos estratégicos, de onde poderão ser deslocadas em eventuais ocorrências ao fornecimento. Elas ficarão nos locais mais movimentados de Tamandaré, Porto de Galinhas, Itamaracá, Enseada dos Corais, Paiva, Maria Farinha, Ponta de Pedra, Gravatá e Caruaru.
DICAS DE SEGURANÇA
Com a proximidade dos festejos de final de ano, os cuidados com a rede elétrica devem ser redobrados. A Neoenergia Pernambuco alerta para os riscos envolvendo energia elétrica, desde a instalação da decoração nas casas e nas ruas, até no ato de soltar fogos, tão comum no réveillon.
- Revise as instalações elétricas da residência com auxílio de um profissional antes de realizar a montagem da decoração. Isso evita sobrecarga e a possível queima de eletrodomésticos, além de acidentes.
- Utilize um filtro de linha para ligar mais de uma tomada elétrica e evite o uso, mesmo que de forma provisória, dos chamados “T” (benjamins).
- Monte a parte elétrica da decoração longe de materiais com risco inflamável, tais como tecidos de cortinas, papelão, fibras e isopor e afaste os fios de estruturas de metal, pois elas são condutoras de corrente elétrica que podem provocar acidentes.
- Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-los da tomada, utilize o plug.
- Nas áreas externas das residências, redobre o cuidado durante a instalação e retirada de pisca-piscas tanto para prevenir choques elétricos e evitar o risco de quedas. Exposta à ação do sol, chuva e do calor, a fiação fica mais vulnerável e a possível presença de água potencializa os riscos de choque elétrico – por isso ela só deve ser montada e retirada com o disjuntor da residência desligado.
- Não permita que as crianças ou animais toquem na decoração quando ela estiver ligada, pois há risco de choque elétrico.
- Não instale enfeites próximo aos postes, fios ou medidores da Neoenergia Pernambuco e não faça ligações clandestinas de energia (o popular “macaco”) para acender alguma decoração externa em ruas. Além de colocar a vida de quem faz e de quem está próximo em risco, o “macaco” é crime, pode provocar a queima de eletrodomésticos e curto circuitos que podem apagar o brilho dos festejos natalinos.
- Em caso de acidente, deligue imediatamente o disjuntor da residência e só depois preste socorro. Ligue para o SAMU (192) e Neoenergia Pernambuco (116).
PARA ECONOMIZAR
- Fique de olho no consumo de energia elétrica da decoração e evite deixar a luzes acesas durante ou dia, ao sair de casa ou depois de dormir.
- Observe as informações sobre a potência (W – watts) dos produtos contida nas embalagens. Um conjunto padrão de 100 micro-lâmpadas com 50 W de potência, por exemplo, consome 16,5 kWh/mês se for ligado por 11 horas diárias. Se esse mesmo conjunto for ligado durante 5 horas, das 19h à meia-noite, por exemplo, o consumo diminui para 7,5 kWh/mês.
- Dê preferência às lâmpadas de LED, mais eficientes, brilhantes e com maior durabilidade do que as convencionais. O consciente de consumo de energia elétrica evita desperdícios e reduz o valor na conta de luz.