A ação tem como finalidade identificar os pontos quentes da rede e promover a manutenção de forma antecipada, evitando assim problemas no futuro, como interrupção no fornecimento ou avaria em equipamentos.
A Neoenergia Pernambuco concluiu a inspeção por termovisão de mais de 650km da rede de distribuição de energia elétrica do litoral do Estado visando a chegada do verão. A ação tem como finalidade identificar os pontos quentes da rede e promover a manutenção de forma antecipada, evitando assim problemas no futuro, como interrupção no fornecimento ou avaria em equipamentos. A meta é dobrar a extensão dessas inspeções até o dia 21 de dezembro, quando a estação começa oficialmente e os pernambucanos costumam a se deslocar para as praias visando as comemorações de Natal e Reveillon, além das férias de janeiro.
Nas inspeções por termovisão, as equipes da Neoenergia Pernambuco percorrem toda a rede elétrica com um sensor que informa, de imediato, se os equipamentos estão com uma temperatura acima da indicada. Esse pico na temperatura é um forte indicativo de que existe algo que precisa de uma atenção especial naquele local e será necessária uma intervenção preventiva por parte da concessionária. Todas os pontos encontrados foram corrigidos até o momento.
“A utilização da inspeção por termovisão aumenta a velocidade e melhora a assertividade da inspeção nos equipamentos da rede elétrica, pois a avaliação do problema é feita rapidamente. Esse trabalho preventivo vai contribuir muito para uma melhor qualidade e continuidade no fornecimento em todo o Litoral, onde historicamente existe um crescimento no consumo a partir da segunda quinzena de dezembro até o final de janeiro”, analisa Sérgio Moreira, supervisor de Planejamento da Neoenergia Pernambuco.
Apenas neste ano de 2021, a Neoenergia Pernambuco já realizou a inspeção termográfica em aproximadamente 20 mil quilômetros de rede, concluindo todo o planejamento para 2021. A concessionária agora vai iniciar o plano 2022, adiantando assim o calendário para tentar diminuir a possibilidade de interrupção no fornecimento de energia dos pernambucanos.
SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO: A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).