Uma operação da Neoenergia identificou desvio de energia na Bonnamesa Alimentos, fábrica de bolos e biscoitos localizada na Avenida Ademar de Barros, no bairro Celeiro das Aleg. Futuras, em Camaragibe. As equipes técnicas constataram um desvio antes do medidor, o que o impedia de registrar o consumo de energia elétrica. A ação foi promovida pela área de inteligência da empresa. O volume de energia recuperada com esta ação foi de 106.000 kWh, quantidade que seria suficiente para abastecer cerca de 560 residências, por um mês. Toda energia não medida será cobrada por meio de processo administrativo. A fraude na fábrica foi retirada, o cliente foi regularizado e a energia voltou a ser medida de forma regular.
"É muito importante que os pernambucanos saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime. Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo um percentual relativo às perdas derivadas dessas condutas", relata o Supervisor Operacional da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.
A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.
DENÚNCIA
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.