Neoenergia identifica desvio de energia em bar localizado na Vila Débora em Petrolina

30/08/2022

barcanas-petrolina-furto-energia-neoenergia-pernambuco.jpg

Uma operação da Neoenergia Pernambuco identificou desvio de energia no Bar’Canas, bar localizado na BR 428, no bairro Vila Débora, em Petrolina, na última semana. As equipes técnicas constataram uma derivação clandestina conectada diretamente à rede da concessionária. A ação foi promovida pela área de inteligência da empresa e o volume de energia recuperada foi de 107.000 kWh, quantidade que seria suficiente para abastecer cerca de 891 residências por um mês. Toda energia não medida será cobrada por meio de processo administrativo. A fraude no restaurante foi retirada, o cliente foi regularizado e a energia voltou a ser medida de forma regular.

 

“Quem realiza ligações clandestinas, além de cometer crime, expõe a população a graves riscos de acidente e ainda fica sujeito ao pagamento de todo consumo de energia fraudado. É importante lembrar ainda que, por uma característica do setor elétrico, irregularidades na medição ou ligações clandestinas na rede de energia elétrica impactam diretamente no valor da conta de todos os clientes, além de comprometer a qualidade de fornecimento de energia expondo a população a riscos de acidente. Por isso é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede”, relata o Supervisor Operacional da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.

 

A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

 

Denúncia

Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.

Voltar