A Neoenergia Pernambuco concluiu, nesta quarta-feira (03), uma das maiores operações de recuperação de energia da sua história. Em apenas dois residenciais, a empresa encontrou 418 apartamentos furtando energia por meio de fraude no medidor. Foram oito dias de ação nos habitacionais Peixinhos I e II, na Rua Giriquiti, em Olinda. Pouco mais de 77% dos moradores dos residenciais, que conta com 540 apartamentos, consumiam energia sem pagar. O total de energia recuperada foi de 1.100.000 KWh, o suficiente para abastecer mais de 7,3 mil residências por 30 dias.
O furto de energia em Peixinhos I e II era por meio de adulteração de equipamento da Neoenergia Pernambuco. Ao analisar a quantidade de energia que atendia a localidade e o faturamento dos clientes, o núcleo de inteligência da distribuidora identificou a possibilidade de desvio. Uma equipe foi ao local, na última semana, e viu que existia um furto generalizado. Todas as ligações irregulares foram retiradas e o consumo das unidades passou a ser totalmente o medido.
“Este foi um dos maiores casos que identificamos nos últimos anos. Foram 418 apartamentos usando energia sem pagar pelo consumido. Estamos muito atentos a este tipo de situação e nosso núcleo de inteligência tem trabalhado dia e noite para encontrar e coibir esse tipo de prática criminosa”, afirmou o supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.
A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, entre eles o teleatendimento (116), o whatsapp (32176990) e o site oficial (www.neoenergiapernambuco.com.br) sem a necessidade de identificação.