Neoenergia alerta para risco de choques elétricos em imóveis que sofreram com inundações

02/06/2022
 
Com o escoamento das águas e o restabelecimento da energia nas áreas mais castigadas pelas chuvas, a Neoenergia Pernambuco da orientações de segurança.

Com o escoamento das águas e o restabelecimento da energia nas áreas mais castigadas pelas chuvas, as orientações de segurança da Neoenergia Pernambuco se voltam para as famílias que tiveram imóveis inundados. Instalações elétricas e paredes ainda úmidas potencializam os riscos de choques elétricos. 

Antes de ligar o disjuntor geral da residência ou comércio, é preciso se certificar que as tomadas e interruptores estão devidamente secos. Para uma maior segurança, o ideal é que os circuitos internos sejam vistoriados por um eletricista experiente. As tubulações e conduítes também precisam estar enxutos, caso contrário, podem contribuir para o vazamento de corrente em paredes molhadas.

“É comum, após situações como as enfrentadas nos últimos dias, as pessoas identificarem vazamento de corrente nas paredes ou tomadas e interruptores com problemas. Isso ocorre porque os circuitos estão molhados ou foram danificados. Nesses casos, é urgente solicitar auxílio de um profissional especializado para fazer a manutenção, evitando assim possíveis outros problemas”, afirmou o superintendente técnico da Neoenergia Pernambuco, André Santos.

Os eletrodomésticos e eletrônicos devem estar secos no momento de serem ligados na tomada. Caso estejam molhados, é preciso entrar em contato com o um profissional autorizado e solicitar a análise. Outra alternativa é aguardar o equipamento secar por completo e tentar ligar na energia.

Equipamento elétricos ou disjuntores apenas devem ser manuseados por pessoas devidamente calçadas. Muitas vezes é necessário aguardar um prazo maior para que as instalações estejam enxutas por completo.

OBRAS – Muitas famílias tiveram residências destruídas ou danificadas pela força das águas. Ao reconstruir ou restaurar imóveis, é importante observar a distância segura da rede elétrica. “As construções devem manter uma distância de, pelo menos, dois metros da rede de distribuição de energia. Os trabalhadores das obras precisam ter cuidados com o manuseio de vergalhões ou outros materiais metálicos. O menor descuido pode levar acidentes graves, inclusive com mortes”, destaca André Santos.

SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO - A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

barra-energiado-futuro-0206221658.jpg 
 
Voltar