Créditos:
Thais Magalhães/CBF
Rio de Janeiro, 1º de junho de 2021 _ A Neoenergia, controladora
da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), assinou, nesta terça-feira (1º),
um contrato histórico com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e se
tornou a primeira empresa no País a patrocinar exclusivamente a Seleção
Brasileira Feminina de Futebol. O acordo, válido pelos próximos quatro anos,
também prevê apoio à competição nacional de clubes, que já a partir da próxima
rodada passa a se chamar Brasileirão Feminino Neoenergia. A gigante do setor
elétrico brasileiro tem como premissa ampliar a participação da mulher no
contexto social e profissional, reforçando o compromisso com a equidade de
gênero.
O contrato entre a CBF e a Neoenergia vai até 2024 e prevê a
exibição da marca no uniforme de treino da Seleção Feminina, ações promocionais
e ativações nas redes sociais das Guerreiras do Brasil. A empresa de energia
acompanhará as Seleções Brasileiras Femininas, adulta e de base, em momentos
importantes como a reta final da preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio,
a Copa América Feminina 2022, os Campeonatos Sul-Americanos de Base, a Copa do
Mundo Feminina 2023 e os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Além da nova marca no nome oficial do Brasileirão Feminino, a
Neonergia estará presente nas placas de publicidades no entorno do gramado de
todos os jogos e backdrops. Além disso, poderá fazer ativações durante os
intervalos das partidas (assim que permitido pelas autoridades sanitárias) e
ações nas redes sociais da competição. O apoio ao esporte praticado por
mulheres se converteu em uma alavanca para a Neoenergia, que tem em seus
valores essenciais a igualdade entre homens e mulheres. Além de acreditar no
esporte como agente de mudança social que promove princípios como vida
saudável, respeito, exemplo e disciplina, a empresa tem como premissa ampliar a
participação da mulher no contexto social e profissional, reforçando o compromisso
com a equidade. Para isso, trabalha para a desconstrução de paradigmas ao
contribuir com a inserção feminina em atividades valorizadas e consideradas
predominantemente como masculinas.
“Nós, que sabemos muito de redes elétricas, queremos traçar outra
rede, invisível, mas igualmente sólida, para unir todos aqueles que contribuem
para avançar rumo à plena igualdade em um âmbito de tanto impacto quanto o
esporte. Apostamos nessa ação de apoio ao esporte feminino com a convicção de
que lutamos pela igualdade de oportunidades. Acreditamos na igualdade em todos
os campos e compartilhamos com essas jogadoras os mesmos valores como esforço,
superação, profissionalismo, trabalho em equipe. Essas esportistas são o
espelho em que miram muitos homens e mulheres, são exemplos para tantas outras
que veem no esporte uma janela de oportunidades de mudança social. Além de ser
um direito primordial, a igualdade também é um dos fundamentos essenciais para
construir um mundo mais próspero para todos”, afirma Mario Ruiz-Tagle, CEO da
Neoenergia.
"Essa parceria com a Neoenergia significa também termos ao
nosso lado uma das maiores empresas de energia do país e do mundo, e que vai
conjugar o apoio ao futebol feminino com as causas da igualdade e da
sustentabilidade, fortalecendo aquilo que já sabemos, que é a enorme força
social e de engajamento do nosso esporte", afirma Rogério Caboclo,
Presidente da CBF.
A parceria entre Neoenergia e CBF reafirma o compromisso das
duas empresas em oportunizar e igualar diferenças históricas entre homens e
mulheres no mercado de trabalho. Esses valores juntos darão subsídios para que
as atletas das Seleções Femininas e que disputam o Brasileirão Feminino possam
ter as melhores oportunidades ao longo da sua formação profissional.
Atualmente, a Neoenergia conta com 43% de mulheres nas suas
equipes corporativas, sendo que na Diretoria Executiva a proporção é de 44% de
presença feminina. O objetivo é que os números percentuais sejam ainda mais
expressivos nos próximos anos. A independência financeira é uma das principais
formas de empoderamento das mulheres e, por isso, promover a igualdade no
acesso ao mercado de trabalho é essencial. A empresa possui um programa de
diversidade que tem como foco promover um ambiente de trabalho de inclusão,
respeito às diversidades, empoderamento e combate ao preconceito. Dentro da
estratégia, a Neoenergia revisou os processos de Recursos Humanos, e passou a
atuar em recrutamento e seleção para promover processos seletivos mais
inclusivos, formar sua liderança para gestão da diversidade, seguir fomentando
ações para empoderamento e combate ao preconceito.
Além disso, a Neoenergia mantém uma Política de Igualdade de
Oportunidades e Conciliação, não admitindo qualquer tipo de discriminação por
raça, cor, idade, sexo, estado civil, ideologia, opiniões políticas,
nacionalidade, religião, orientação sexual ou qualquer outra condição pessoal,
física ou social entre seus profissionais. As iniciativas estão em consonância
com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente ao
número 5, Igualdade de gênero.
Este projeto com a CBF demonstra o trabalho que a Neoenergia e o
Grupo Iberdrola estão desenvolvendo com o impulso ao esporte feminino no mundo,
com mais de mais de 330 mil atletas apoiadas em diversos países, o que torna a
empresa espanhola a maior incentivadora da mulher no esporte, na Europa.
Escola de Eletricistas – Reconhecida pela ONU Mulheres
Nossa Escola de Eletricistas visa contribuir com a promoção da
igualdade de gênero em uma profissão antes dominada por homens, por meio de
turmas exclusivas para mulheres. A iniciativa foi reconhecida
internacionalmente em um estudo de caso, publicado pelo WeEmpower, programa da
ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União
Europeia para estimular boas práticas das empresas. O documento aponta o projeto
da Neoenergia como exemplo de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres
(WEPs, na sigla em inglês), o de promover educação e desenvolvimento
profissional para as mulheres.
Criada em 2017, a Escola de Eletricistas capacitou, até agora,
1.330 alunos nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São
Paulo. Desse total, 768 alunos foram contratados pelas empresas do grupo.
Em 2019, a Neoenergia promoveu uma iniciativa pioneira ao criar as primeiras
turmas exclusivamente para mulheres, a fim de promover a diversidade e
inclusão. O projeto foi criado em agosto de 2019, após a empresa perceber que
as turmas mistas não tinham adesão suficiente de mulheres e buscar formas de
aumentar a participação delas. Devido à pandemia de Covid-19, durante parte do
ano de 2020 e 2021, as aulas teóricas foram disponibilizadas em formato
virtual.
Sobre as Seleções Brasileiras Femininas:
São três as Seleções Brasileiras Femininas: Principal, Sub-20 e
Sub-17. Cada uma delas conta com comissão técnica fixa e apoio incondicional da
Diretoria da CBF. Em 2020, inclusive, o presidente da entidade, Rogério
Caboclo, anunciou a equiparação de premiações e pagamentos entre as equipes
femininas e masculinas.
Atualmente, a Seleção Brasileira Feminina é comandada pela sueca
Pia Sundhage. Contratada pela CBF em 2019, ela tem na bagagem a conquista de
duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, feito que ela espera repetir com a
Amarelinha nas Olimpíadas de Tóquio. Em 2020, a ex-jogadora Duda Luizelli, com
passagens pela Seleção, assumiu a coordenação da Seleções Brasileira, que ainda
contam com Jonas Urias no Sub-20 e Simone Jatobá no Sub-17.
Sobre o
Brasileirão Feminino: Organizado e custeado pela CBF, com apoio do Fundo de
Legado da Copa do Mundo FIFA 2014, o Brasileirão Feminino reúne 16 clubes em
sua divisão de elite. Após 15 rodadas da primeira fase e da disputa das quartas
de final, a principal competição do futebol feminino do país entra agora em
suas fases decisivas.
Desde 2013, quando passou a ter esse nome, as equipes campeãs
foram o Centro Olímpico (2013), a Ferroviária (2014), o Rio Preto (2015), o
Flamengo (2016), o Santos (2017), o Corinthians (2018), Ferroviária (2019) e
Corinthians (2020). Na edição passada, o Brasileirão Feminino alcançou números
expressivos triplicando o número de audiência em relação a 2019, passando de
107.305 views, para 319.771 views, em 2020.
Nesta quarta-feira (2) a competição inicia a sua 12º rodada. A
primeira fase conta com mais três rodadas, antes da pausa para a disputa dos
Jogos Olímpicos de Tóquio. A reta final está prevista para iniciar em agosto,
com início das disputas de quartas de final, semifinal e final.
SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de
capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.
Parte do grup espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo
atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e
no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração,
transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba
(BA), Celpe (PE), Cosern (RN), Elektro (SP/MS) e Neoenergia Distribuição
Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma
população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4 GW em geração, sendo 88% de energia
renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques
eólicos. Em transmissão, são 1.038 km de linhas em operação, destes 359 km
(três trechos) entregues em 2020 e cerca de 6 mil km em construção, já
considerando o lote arrematado no leilão de dezembro de 2020. Por meio do
Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações
socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das
comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando
sempre pelo desenvolvimento sustentável. A companhia é primeira empresa no País
a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, dando
nome à competição nacional, que passa a se chamar Brasileirão Feminino
Neoenergia. Desde janeiro 2021, integra a carteira do Índice de
Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne
companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade
corporativa.