Mercadinho e distribuidora de bebidas são flagrados furtando energia em Barreiros

12/08/2022

O mercado Akki-Tem, localizado no bairro Baeté, e a distribuidora JC Bebidas, localizada no bairro Itaperibu, ambos no município de Barreiros, foram flagrados furtando energia elétrica. Durante a vistoria realizada no Mercado, na quarta-feira (10), pela equipe da Neoenergia Pernambuco, foi identificado que o estabelecimento não possuía o equipamento de medição de energia, estando ligado diretamente à rede da distribuidora. Mais de 28.000 quilowatts-hora (kWh) foram recuperados na ação, o suficiente para abastecer 233 residências pelo período de trinta dias. Já o deposito de bebidas furtou aproximadamente70.000 quilowatts-hora (kWh), o que poderia abastecer cerca de 580 residências em um mês. Os proprietários dos estabelecimentos comerciais foram conduzidos para a delegacia.
 
Os desvios foram identificados a partir de apurações realizadas pelo setor de inteligência da Neoenergia Pernambuco que enviou equipes da distribuidora aos estabelecimentos onde a fraude foi constatada. "Este tipo de prática ilegal deve ser combatido, não apenas por ser furto de energia, mas também por colocar em risco a segurança dos clientes, que podem ser vítimas de choques elétricos, ou até incêndios”, destaca Ícaro Bezerra, supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco.
 
Estabelecimentos comerciais flagrados com irregularidades no consumo de energia elétrica praticam concorrência desleal, uma vez que levam vantagem indevida em relação a outras empresas do setor que atuam dentro da legalidade. O furto de energia possibilita ganhos ilícitos ou permite baixar os preços de produtos e serviços para prejudicar concorrentes que trabalham de forma correta. 
 
É importante ressaltar que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento  da concessionária, sem a necessidade de identificação. 

Somente no primeiro semestre de 2022 a concessionária já realizou mais de 69 mil inspeções. A energia recuperada pela distribuidora, neste primeiro semestre, foi de 105 milhões de quilowatts-hora (KWh).

 
Voltar