Mais que uma oportunidade de inclusão no mercado de trabalho, a
Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) desenvolve, junto aos aprendizes com
Síndrome de Down um projeto que propicia uma experiência profissional e
psicossocial inédita no Brasil. Os jovens são acompanhados, diariamente, por
uma equipe multidisciplinar, com foco no desenvolvimento, resultados e inovação
por meio do Método Murakami. A finalidade é
estimular a cognição e ampliar a capacidade intelectual, incentivando a ir além
do mero atendimento de objetivos corporativos.
Para isso, a Celpe estruturou um ambiente
profissional que pudesse abranger as mais diversas áreas de aprendizado para
uma pessoa com Síndrome de Down. Com uma equipe formada por
fonoaudiólogo, psicólogo e educadores, a distribuidora de energia idealizou um
espaço específico para o aprendizado no ambiente de trabalho. Os jovens foram
alocados em áreas de atuação onde podem desenvolver desde atividades simples
até de maior complexidade. O objetivo é transformar o ambiente corporativo numa
experiência inclusiva e agregadora.
“A iniciativa é desenvolvida há mais de um ano
e os jovens apresentam um alto desempenho nas tarefas que desenvolvem. Em
novembro do último ano, um desses jovens, que era aprendiz, foi contratado pela
empresa como assistente por conta da sua importante contribuição para a
companhia”, comenta Daniela Motta, gerente de Recursos Humanos da Celpe.
Diariamente, os jovens podem desenvolver
diversas habilidades, com foco nos resultados e crescimento profissional. As
áreas que receberam esses profissionais pontuam que todos têm um alto
desempenho dentro de suas tarefas e se mostram abertos ao novo aprendizado.
Encontrar iniciativas que tenham foco no desenvolvimento cognitivo desse grupo
de jovens não é comum no Brasil. Apesar de programas corporativos de inclusão
de pessoas com Síndrome de Down, a maioria das empresas dedicam
esforços apenas à demonstração da capacidade do jovem em cumprir as tarefas
demandadas. No entanto, o foco no desenvolvimento intelectual acaba sendo
esquecido dentro de algumas propostas.
METODOLOGIA – Os jovens
encontram na empresa toda a estrutura preparada para um avanço não apenas no
cumprimento das demandas, mas também no alcance de um incremento profissional e
pessoal. A partir do acompanhamento por profissionais da psicologia, educação e
fonoaudiologia, a partir da metodologia Murakami - modalidade de ensino por
meio da articulação dos conhecimentos, propiciando ao jovem autonomia para a
execução de atividades e resolução de questões do cotidiano com enfoque na
compreensão/contextualização/argumentação e decisão - os jovens aprendem, no
trabalho, a valorizar seus pontos fortes e aperfeiçoar os aspectos com
necessidade de melhoria.
Com duração de 17 meses, a experiência pretende
condicionar o jovem ao mercado de trabalho, gerando conhecimento e
desenvolvimento. O objetivo da companhia é absorver esses profissionais de
acordo com a evolução no desempenho. Perpetuar o conhecimento adquirido no
projeto para outras empresas também é um dos motes da iniciativa, que pretende
tornar o caso um exemplo a ser seguido, possibilitando o desenvolvimento
de um mercado de trabalho cada vez mais inclusivo.