A Neoenergia Pernambuco está com a Unidade Móvel Educativa (UME) no município do Ipojuca, até esta quarta-feira (29), promovendo aulas sobre energia elétrica para cerca de 800 estudantes da rede pública local. O veículo estará estacionado da na praça Getúlio Vargas, das 8h às 17h. A UME é equipada com geração fotovoltaica, eólica e experimentos interativos. O aprendizado acontece por meio de atividades interativas, como realidade aumentada, projeção mapeada e jogos e experimentos.
Desde o início do ano, cerca de 15 mil pessoas já conheceram a Unidade Móvel da Neoenergia Pernambuco. Em um ambiente cheio de curiosidades e tecnologia, a proposta do espaço é estimular o uso da energia sem desperdício, além de apresentar, de forma lúdica e interativa, os conceitos de eficiência energética e preservação ambiental de uma forma dinâmica, prática e impactante para os visitantes. Dotado de placas fotovoltaicas e um aerogerador, o veículo possui um expositor com os equipamentos que compões os sistemas de geração fotovoltaica e eólica.
A iniciativa percorre, semanalmente, escolas públicas e privadas de Pernambuco. “A UME tem a função de capacitar professores e orientar alunos e seus familiares por meio de oficinas, eventos e apresentações didáticas”, explica a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas. “Queremos incentivar todos que passarem por lá a exercitarem conceitos de consumo eficiente, cidadania e preservação ambiental”, completa.
Para isso, o caminhão está adaptado com modernas tecnologias para realizar atividades pedagógicas. O veículo dispõe de um avançado mecanismo eletrônico que permite a duplicação do espaço interno, por meio de um assoalho retrátil, transformando o lugar em uma sala de aula climatizada, um laboratório com filmes em três dimensões (3D) e experiências sobre uso eficiente de energia, além de palco para apresentações, com iluminação cênica, vídeos e maquetes.
Os participantes recebem orientações, com exibição de filmes e palestras, sobre o uso seguro e consciente da energia. Por meio de uma maquete virtual, podem conhecer como funcionam as usinas eólicas, solar e hidrelétrica e têm acesso a dicas de eficiência energéticas na “Casa Eficiente”. À noite, é possível a instalação de tela externa para exibições de curtas e longas metragens a grandes públicos.
Essas iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As ações são viabilizadas em parceria com prefeituras, escolas e entidades locais.