A primeira colocada na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é pernambucana. A aluna do 8ª ano do Ensino Fundamental do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco, Leticia Samara Macedo do Nascimento, de 13 anos, tirou a maior nota entre os cerca de 200 mil estudantes do 8º e 9º ano, de todo o País. A ONEE contou ainda com 7,5 mil professores de 3,3 mil escolas. Para celebrar a conquista, a Neoenergia Pernambuco promoveu, nesta sexta-feira (16), às 14h30, um evento de premiação, na sua sede, na Avenida João de Barros, 111, para Letícia e aos demais medalhistas, que ficaram entre os 9 primeiros colocados estaduais e também receberão um notebook, como Yuri de Lima Umar e Dandara Mariana Paiva de Souza, ambos com 15 anos, que estudam no 9º ano do Colégio Militar do Recife e terminaram em segundo e quinto lugar, respectivamente.
A ONEE é fruto do trabalho e da colaboração de muitos profissionais e estudantes que acreditam que a eficiência energética e sustentabilidade é um dos meios para promover um mundo melhor. Para chegar às primeiras colocações, os estudantes pernambucanos precisaram vencer desafios, adquirir novos aprendizados e promover trocas para alcançar o pódio.
“A Olimpíada de Eficiência Energética é uma importante ferramenta de ensino e conscientização dos estudantes brasileiros para um assunto tão urgente e necessário. Letícia, Dandara, Yuri e todos os outros pernambucanos que participaram da ONEE estão de parabéns porque além de competir, adquiriram conhecimento suficiente para se tornarem multiplicadores de conceitos tão essenciais para a nossa sociedade”, afirmou João Paulo Rodrigues, diretor de Relações Institucionais da Neoenergia.
A ONEE 2022 trabalhou metodologias ativas de forma extensiva, utilizando gamificação para engajar e encantar milhares de estudantes neste ecossistema de olimpíadas do conhecimento anualmente em nosso país. A parte de gamificação teve um real incremento em formato e usabilidade, utilizando jogos em 3D, provas em Libras e fácil acessibilidade.
A COMPETIÇÃO
A ONEE 2022 foi composta por etapas distintas. As inscrições começaram em julho e foram até setembro. Também aconteceram a formação de professores para se prepararem para a etapa seguinte, a multiplicação de conhecimentos entre os estudantes, e a realização das provas para a aferição do aprendizado. Todas aconteceram de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e impresso, acrescido da realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.
O curso direcionado aos estudantes que participaram da ONEE 2022 foi composto por três módulos, que contemplaram assuntos como: Introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.
Os materiais dirigidos aos estudantes foram baseados no moderno conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada foram utilizadas técnicas de simulações e ludicidade. As etapas incluíram, também, a realização de “Blitz da Eficiência” nas áreas atendidas por cada distribuidora, que foram ações em datas pré-definidas, com a participação dos entes organizadores, educadores e alunos, com o objetivo de divulgação da competição.
SOBRE A ONEE
A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto Abradee da Energia e com a realização de distribuidoras de energia elétrica que operam em 24 estados e no Distrito Federal, entre elas a Neoenergia.
No projeto piloto da ONEE, realizado em 2021, foram recebidas mais de 40 mil inscrições, de estudantes de 120 municípios. Neste ano, em sua segunda edição, a olimpíada atingiu aproximadamente 200 mil inscritos, de mais de 5.000 municípios dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Sergipe, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Acre e Tocantins, além do Distrito Federal.