Uso de tecnologia para blindagem de redes atende mais de 150 mil clientes em todo o estado, evitando desvios estimados em 45 GWh no primeiro semestre de 2020
Priorizando a modernização nas áreas de concessão, a Celpe adotou projetos de blindagem de redes que já atendem mais de 150 mil clientes em todo o estado de Pernambuco. O projeto, cujo piloto foi iniciado ainda neste ano, promove a implantação de novos padrões de rede e a substituição de equipamentos, como cabos e medidores.
São usadas na blindagem tecnologias que evitam as perdas comerciais. Esse trabalho impediu, de janeiro a junho de 2020, desvios estimados em 45 GWh, energia suficiente para atender, por exemplo, todas as residências de uma cidade como Caruaru durante dois meses, ou ainda o consumo de energia da Ilha de Itamaracá durante um ano. Com a troca dos componentes de redes, ainda é possível obter melhorias na qualidade para os clientes da companhia.
Uma das principais mudanças é a troca dos medidores, que deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras. Esses equipamentos permitem a telemedição, ou seja, os dados de consumo de cada cliente são enviados diretamente para as concessionárias. Os consumidores podem acompanhar essas informações em tempo real, por meio de um mostrador instalado nos imóveis, o que permite um maior planejamento sobre os gastos de energia e atitudes para economizar. Esse modelo de medição é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Estamos constantemente fazendo testes de novos equipamentos e tecnologias para melhorar e ampliar a blindagem das nossas redes. Com isso, buscamos evitar as perdas comerciais, decorrentes principalmente de furtos e fraudes. Esse trabalho tem diversas vantagens para os clientes, que contam com redução de riscos de acidentes com ligações indevidas, além das melhorias de redes e, portanto, com mais qualidade e conforto”, afirma Adalberto Leandro da Silva, supervisor de Monitoramento de Medição da Neoenergia.
Atualmente há quatro padrões de blindagem de redes, que podem contar, por exemplo, com uma elevação da altura em que os equipamentos são instalados. Além disso cabos instalados têm recursos de isolamento que impedem ligações externas, evitando os desvios.
Furtos de energia prejudicam toda a sociedade
A blindagem da rede é uma forma de prevenção aos furtos de energia, que são considerados crimes pelo Código Penal e podem provocar riscos à segurança, além de prejudicar o fornecimento de energia. As perdas comerciais, causadas principalmente por essas condutas, ainda incidem sobre o valor da conta de luz de toda a população.
A Celpe também atua de forma preventiva, por meio da conscientização dos seus clientes e do uso de tecnologias que evitam ou identificam furtos. A população pode denunciar suspeitas de furtos de maneira anônima pelo site www.celpe.com.br ou pelo telefone 116.
Sobre a Celpe
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).