De janeiro a agosto de 2022, cerca de 238 mil clientes da Neoenergia Pernambuco passaram a ser beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica. No ano passado, a distribuidora inseriu aproximadamente 167 mil famílias pernambucanas no benefício. A Tarifa Social concede desconto de até 65% na conta de luz aos clientes classificados como baixa renda, sendo até 100% para os indígenas e quilombolas na faixa de consumo até 50 kWh, desde que reconhecidos pelo Governo Federal através do Cadastro Único. Com uma estratégia inovadora, a companhia passou a realizar o cadastro de forma proativa no início da pandemia, no primeiro trimestre de 2020, por meio da consulta ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Atualmente, a distribuidora contabiliza mais de 1 milhão e 200 mil famílias cadastradas no programa.
Além do cadastro proativo, cerca de 50 ações em comunidades, foi possível aumentar em 42% o número de famílias pernambucanas cadastradas no benefício em comparação ao número alcançado em 2021. A despeito disso, cerca de 70 mil famílias já perderam o benefício este ano e, até dezembro, até 150 mil podem deixar de receber os descontos nas contas de energia devido à desatualização ou inconsistência no cadastro.
“A inserção automática, realizada pela Neoenergia, cruza as informações dos contratos com os dados do CadÚnico, disponibilizados periodicamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além disso, as ações realizadas por nós nas comunidades de baixa renda, trouxeram um aumento substancial no número de beneficiários”, comenta o superintendente de processos comerciais da Neoenergia, Leonardo Moura.
Além do cadastro proativo na Tarifa Social, as solicitações de cadastro na Tarifa Social podem ser feitas pelos próprios clientes, em plataformas como o site da Neoenergia Pernambuco e o WhatsApp (81) 3217.6990. A possibilidade de pedir a inclusão no benefício por meio do aplicativo de mensagens foi oferecida para facilitar o contato com esses clientes e acelerar a concessão do desconto na conta de energia.
Caso o CPF que aparece na conta de energia não for o mesmo que o do representante da família no cadastro do Governo Federal, é necessário solicitar a inclusão na Tarifa Social para ter acesso ao programa, o que pode ser feito pelos canais digitais da Neoenergia Pernambuco.
O QUE É TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA?
Benefício criado pelo Governo Federal para as residências de famílias com baixa renda. Consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65% e para indígenas e quilombolas em até 100%. O benefício é regulamentado pela Lei 12.212, de 20 de janeiro de 2010.
QUEM TEM O DIREITO À TARIFA SOCIAL DE ENERGIA?
Toda Unidade Consumidora Residencial com família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. É necessário possuir o Número de Identificação Social - NIS, e ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional, independentemente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família.
QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O CADASTRO DA TARIFA SOCIAL?
As informações sobre documentação para Cadastro de Tarifa Social estão disponíveis no site www.neoenergiapernambuco.com.br.
CADASTRO PELO WHATSAPP
Clientes que não foram inscritos ainda na Tarifa Social têm a facilidade de solicitar a inscrição pelo WhatsApp da concessionária: (81) 3217-6990. Para isso, basta informar o número da conta contrato e o NIS. Se o beneficiário não for o titular da conta contrato, deverão ser enviadas também pelo aplicativo fotos do CPF e do RG do portador do NIS. Os dados serão confirmados no banco de dados do Governo Federal e, depois, o prazo para o credenciamento no programa é de cinco dias úteis, com o início do benefício na fatura seguinte.