O mundo está se unindo para combater o COVID-19. Profissionais de saúde têm se desdobrado no cuidado aos pacientes e nos estudos sobre a nova doença. Mas, além deles, outra categoria vem trabalhando para garantir que não falte a energia necessária ao funcionamento dos hospitais: os eletricistas.
Em Pernambuco, a Celpe mapeou 400 hospitais e unidades de saúde para as vistorias. As inspeções são feitas em todo o circuito de alimentação das unidades, passando por subestações, cabines e toda a rede. De acordo com a necessidade, pode haver ainda a poda de árvores, elaboração de projetos para avaliar a capacidade instalada de energia e análise dos geradores. Há, além das visitas técnicas, um canal direto entre os hospitais e a distribuidora para que seja feito um atendimento prioritário em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica.
Neoenergia
A ação também ocorre nas demais concessionárias da Neoenergia, controladora da Celpe. São mais 810 hospitais e unidades de saúde vistoriadas e acompanhadas pela Coelba (BA), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS). Além disso, as quatro concessionárias também estão dando atenção prioritária, para o pleno fornecimento de energia elétrica, a 114 companhias de saneamento e 45 unidades prisionais.
Para os colaboradores das distribuidoras, diversas medidas preventivas foram adotadas. Foi instituída uma rotina de higienização das mãos e de limpeza de equipamentos. Além disso, houve mudanças em escalas de trabalho, evitando aglomerações. O sistema de home office foi adotado para os profissionais com rotinas administrativas, mantendo todas as atividades e o compromisso com qualidade dos serviços. Ao todo, a Neoenergia tem 12 mil funcionários, em 14 estados do Brasil.
Para conhecer mais detalhes sobre o trabalho dos eletricistas das distribuidoras da Neoenergia, acesse o link: https://youtu.be/ElF6JXuzHjc.