O cuidado com os profissionais é parte da rotina da Neoenergia e, durante a pandemia de Covid-19, a empresa triplicou os esforços de prevenção entre as equipes operacionais, tanto no que diz respeito aos acidentes quanto à contaminação pelo novo Coronavírus. As inspeções de segurança, chamadas de ações proativas para prevenir acidentes de trabalho, aumentaram em 272%, entre janeiro a abril de 2020, comparado ao mesmo período no ano passado, totalizando 1.865 inspeções junto às equipes de campo.
Por meio dessas ações, os técnicos de segurança observam a atuação da operação de colaboradores próprios e de prestadores de serviços, reiterando práticas preventivas e identificando oportunidades de melhoria a serem trabalhadas para prevenir possíveis acidentes. O técnico de segurança registra todas as informações observadas em um sistema que gera um banco de dados. Essas informações possibilitam uma tomada de decisões mais assertiva e o posterior desenvolvimento de ações corretivas e preventivas com base nas principais necessidades da operação, de curto, médio e longo prazo.
“Esse trabalho se dá por meio de planejamento das atividades, de colocarmos como alvo das inspeções os processos que estão registrando incidentes de trabalho. E com a crise mundial da Covid-19, ficamos diante de novos riscos, tanto para saúde de quem está em campo, quanto no escritório, ou em casa”, comenta Harley Albuquerque, gerente saúde e segurança da Neoenergia. “Estamos investindo fortemente em novos procedimentos, equipamentos e ações para prevenir a transmissão do novo Coronavírus em nossa força de trabalho. Nossa presença em campo contribui significativamente para a redução de acidentes, ressalta.
Todos os técnicos de segurança reiteram, ainda, as orientações das autoridades médicas para a prevenção ao coronavírus. O uso de máscaras por todos os profissionais e o distanciamento entre eles são obrigatórios. Além disso, são realizadas ações de conscientização e fornecidos kits de higiene como álcool em gel. A presença do técnico nas atividades de campo reforça a importância do comportamento seguro, estabelecendo o compromisso da empresa com a segurança e saúde de cada colaborador.
Neoenergia
Esse reforço se estendeu às quatro concessionárias do grupo – Coelba (Bahia), Celpe (Pernambuco), Cosern (Rio Grande do Norte) e Elektro (São Paulo e Mato Grosso do Sul). Só na Coelba, o aumento no número de inspeções de segurança foi de 552%, entre janeiro a abril, no comparativo com o mesmo período de 2019 (2.655 inspeções no totla). Na Celpe, o crescimento foi de 272%, chegando a 1.855 inspeções. Na Cosern, por sua vez, as inspeções cresceram 266%, atingindo 461 e na Elektro um aumento de 213%, o que corresponde a 2.015 inspeções entre janeiro a abril deste ano.