O Projeto Energia com Cidadania, desenvolvido pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), completou um ano de trocas de lâmpadas com números expressivos. A ação, realizada em comunidades populares do Estado de Pernambuco, já trocou 50.572 lâmpadas em 199 prédios públicos, como escolas, unidades de saúde, de segurança pública e instituições do terceiro setor.
O projeto, desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem o objetivo de tornar os sistemas de iluminação mais eficientes, através da substituição de lâmpadas. Com o investimento de R$ 6 milhões, a iniciativa estima uma economia média de 40% no consumo de energia do sistema de iluminação das unidades beneficiadas.
Das 199 unidades consumidoras, 61 pertencem à Prefeitura de Recife, 95 ao Governo do Estado, 19 à entidades de serviços sociais e 24 à instituições de outros municípios do interior de Pernambuco. Além da requalificação do sistema de iluminação, os gestores e funcionários das instituições contempladas participaram de uma capacitação sobre a importância do uso eficiente e seguro da energia elétrica. Até o momento, já foram beneficiadas com a ação da Celpe as seguintes instituições:
Prefeitura de Recife:
*55 escolas municipais
*6 unidades de saúde
Governo do Estado:
*85 escolas estaduais;
*1 unidade de saúde
*9 unidades de segurança
Outras Instituições:
*22 escolas de outros municípios
*19 instituições de serviços sociais
*2 unidades de saúde de outros municípios
O mapeamento de novas unidades a serem beneficiadas continua. Outras 29 instituições do Governo do Estado já tiveram levantamento realizado e, em algumas delas, a substituição de lâmpadas já foi iniciada. A previsão de conclusão de trocas nessas localidades até o final de setembro, totalizando 8.269 novas lâmpadas.
Sobre a Celpe
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).