Nova modalidade será
disponibilizada para os clientes no dia do lançamento e todos que aderirem à
fatura digital estarão aptos a utilizá-la nessa primeira fase
Reforçando que o pioneirismo e inovação são premissas da
Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e das demais distribuidoras da
Neoenergia, a companhia disponibilizará o pagamento da conta de energia por
meio do PIX já no dia 16 de novembro, data marcada para estreia do serviço no
País. O novo serviço digital para transferência de valores criado pelo Banco
Central estará apto para uso por todos os clientes da empresa que são
cadastrados na fatura digital de energia.
“A Neoenergia vem trabalhando há algum tempo visando uma
evolução tecnológica significativa. Estamos sempre em busca do que é novo e do
que proporciona uma melhora à experiência do cliente, seguindo com a prática do
pioneirismo e forte investimento”, conta Luiz Flávio, diretor de
Serviços ao Cliente da Neoenergia.
Em agosto, quando foi anunciado o acordo entre o Banco
Central e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para utilização do PIX
em pagamentos da conta de luz, a Neoenergia se prontificou a firmar parceria
com o Banco Itaú para prover o serviço aos consumidores. Como estratégia da
companhia, a expansão do serviço para toda a base de clientes será faseada.
“Neste primeiro momento, a empresa se mobilizou para atender todos os
consumidores cadastrados na fatura digital, promovendo ampliação da experiência
de comodidade no pagamento à medida que a plataforma é expandida”, conta Luiz
Flávio.
Um dos principais facilitadores que permitiram a rapidez e
pioneirismo na adesão ao PIX pela Neoenergia foi o Conexão Digital - maior
projeto de Pesquisa e Desenvolvimento direcionado ao cliente do setor elétrico.
Focado na inovação e digitalização de serviços digitais de atendimento ao
cliente, sua principal estratégia está em oferecer democratização e inclusão,
por meio de soluções inovadoras. Devido à experiência para desenvolver outros
serviços para os seus consumidores, a Neoenergia já conhecia parceiros e
tecnologias em pagamentos digitais, o que permitiu agilidade na implementação.
“Esse é um passo importante na revolução que vivemos e não
tem retorno, vamos avançar cada vez mais na digitalização e nosso papel é
mantê-la inclusiva sempre”, reforça o executivo.
A segurança é fundamental nesse processo de pagamento e a
empresa considerou desde o início todos os aspectos possíveis para tornar o ecossistema
uma forma extremamente segura para os seus clientes. “O PIX vem para melhorar o
sistema de pagamento digital, trazendo comodidade, segurança e garantia de
rapidez. Estamos focados em proporcionar esses benefícios para nossa base desde
o momento do lançamento”, conclui.
Como usar o PIX
Na primeira fase, o PIX ficará disponível, a partir do dia 16
de novembro, para todos os clientes da Neoenergia que recebem a conta de
energia por e-mail, ou seja, aqueles que fizeram o cadastro para recebimento da
fatura digital. Os consumidores que ainda não optaram pela digitalização da
cobrança, podem solicitar pelo site de todas as distribuidoras.
Ao receber a fatura digital, será possível acessar o QR-Code
no corpo da mensagem, no qual direcionará o cliente para o pagamento usando o
PIX. Basta apontar a câmera do celular para o QR-Code, que a tecnologia
encaminha o cliente diretamente para o sistema de pagamento utilizado, seja
através da conta em banco ou pela carteira digital como Mercado Pago e Pic Pay.
No caso do acesso via celular, o redirecionamento é feito ao clicar no PIX
Link, disponibilizado ao lado do QR-Code. Com o redirecionamento, basta digitar
a chave escolhida durante o cadastro (CPF, número do celular, endereço de
e-mail), que o pagamento é feito de forma instantânea.
A outra opção de pagamento pelo PIX é por meio de uma
carteira digital. Com esse formato, não é preciso ter conta em banco e pode ser
usado via cartão de crédito associado. O sistema de cadastramento de chave
segue o mesmo formato do utilizado no banco.
SOBRE A NEOENERGIA: companhia de capital aberto com ações (NEOE3)
negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola,
a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico
do país. Presente em 18 estados, seus negócios estão divididos nas áreas de
geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras,
Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS), atendem a mais de 14
milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de
pessoas.
A Neoenergia possui 4 GW em geração, sendo 88% de energia
renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques
eólicos. Em transmissão, são 685,2 km de linhas em operação e 4.862 km em
construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento
sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a
melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo,
pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.