Equipamentos foram recolhidos durante ações realizadas em dez municípios durante o primeiro semestre deste ano
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) fechou o primeiro semestre de 2021 com aproximadamente 30 toneladas de fios e cabos de telecomunicações irregulares retirados dos postes da concessionária. Essas retiradas foram o resultado de ações de vistoria em mais de 8,3 mil postes de dez municípios, sendo eles Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Paulista, Igarassu, Limoeiro, Paudalho e Taquaritinga do Norte. Essas iniciativas contribuem diretamente para uma melhor qualidade visual das cidades, assim como para a segurança, a qualidade e a continuidade da distribuição de energia elétrica.
As ações são realizadas semanalmente em vários pontos do Estado. A ideia é identificar e retirar as redes irregulares dos postes. Muitas dessas redes são de empresas que não possuem contrato com a Celpe ou até mesmo de instituições que estão regulares junto à concessionária, mas não estão com os as instalações dentro do padrão de segurança exigido.
“Para as empresas que possuem contrato firmado com a distribuidora nós buscamos contato antes de realizar as ações em campo. Aquelas que não promovem a correção, têm os seus fios retirados. Isso para evitar acidentes com a população e garantir a qualidade do nosso fornecimento. Temos a expectativa de intensificar essas ações no segundo semestre deste ano”, afirmou o gerente operacional da Celpe, Fábio Barros.
Uma tendência que tem chamado atenção da Celpe durante essas ações é a quantidade de caixas de internet instaladas nos postes sem autorização ou fora dos padrões. Essas caixas podem causar incêndio e prejudicar toda a população local, seja com algum acidente ou mesmo a destruição total dos cabos de telefonia e energia presos ao poste.
“Temos identificado alguns incêndios provocados por esses equipamentos. É importante deixar claro que todas essas instalações precisam seguir padrões técnicos e serem construídas com equipamentos de qualidade, no padrão exigido nos normativos vigentes. Essas instalações sem seguir critérios técnicos e de segurança podem causar incêndios e a interrupção do fornecimento de energia elétrica em toda a região”, finalizou Fábio Barros.
Todo o material recolhido pela Celpe é descartado da forma apropriada, com o mínimo de impacto no meio ambiente possível.
Sobre a Celpe
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).