A empresa recuperou inéditos 125 milhões de kWh, 60% superior ao resultado do mesmo período de 2020. A energia que estava sendo desviada era equivale ao abastecimento mensal das populações das cidades de Olinda e Caruaru juntas
O combate ao furto de energia no primeiro semestre de 2021 alcançou um resultado sem precedentes na história da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A distribuidora recuperou, nos seis meses do ano, 125 milhões de KWh de energia elétrica, o suficiente para abastecer cerca de 830 mil habitantes por um mês, o que significa uma população superior as de Olinda e Caruaru juntas. Para chegar a essa recuperação, foram realizadas diversas ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos, fiscalização e substituição de medidores, além do uso de tecnologia para evitar fraudes. A quantidade de energia recuperada neste primeiro semestre é 60% superior ao do mesmo período do ano passado. Apenas esses 47 milhões de kWh a mais seria suficiente para atender 312 mil clientes, o mesmo que a cidade de Petrolina por 30 dias.
A Celpe realizou, de janeiro a junho, mais de 78 mil inspeções. Além disso, foram substituídos 66 mil medidores obsoletos ou com defeito. Com aparelhos mais modernos, a concessionária reforça o controle, evitando desvios. O volume de energia recuperada nas inspeções foi de mais de 87 milhões de kWh. “Nunca recuperamos tanta energia quanto no primeiro semestre deste ano. O montante recorde é resultado de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo. A intenção é mantermos o ritmo de atuação nos próximos meses e reforçar a ideia de que o furto de energia não compensa. Uma hora essa conta chega para quem comete esse tipo de irregularidade”, comenta Gustavo Santos, gerente de Recuperação de Energia da Celpe.
Na Celpe, foram regularizados mais de 20 mil clientes clandestinos, aqueles que não têm medidores de energia instalados e, portanto, estão irregulares. Essa iniciativa resultou na incorporação de 4,3 milhões kWh de energia no mercado. A ligação é feita de forma gratuita e os clientes que se encontram irregulares podem fazer a solicitação de regularização diretamente à concessionária. Instalações regulares são mais seguras e garantem um fornecimento mais confiável.
Mais 8 milhões de kWh foram recuperadas em 34 ações realizadas com apoio policial. Esse trabalho é subsidiado pelos dados de balanço energético da rede, realizado através de informações de sensores inteligentes instalados em locais estratégicos, considerando estudos de alta complexidade. Os equipamentos possibilitam a identificação de perdas.
Denúncia
Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Celpe reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima no site da distribuidora, na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade.
A Celpe reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.
Sobre a Celpe
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).