Celpe recupera energia suficiente para suprir Noronha e Caruaru por três meses

30/10/2020
As ações da concessionária recuperaram 134 milhões de kWh em todo o Estado. A empresa reforça que a ligação clandestina é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Entre janeiro e setembro de 2020, as ações de prevenção e combate a desvios realizadas pela Celpe recuperaram cerca de 134 milhões de quilowatts-hora (kWh) de energia, o suficiente para abastecer, por exemplo, todo o arquipélago de Fernando de Noronha e a cidade de Caruaru durante três meses. Foram mais de 124 mil inspeções realizadas e mais de 73 mil consumidores regularizados. 

As operações fiscalizaram e autuaram estabelecimentos como fábricas, condomínios, supermercados e residências. Numa das ações, por exemplo, a perícia identificou desvio de energia em uma fábrica de artefatos cerâmicos, na cidade de Lagoa de Itaenga. O consumo que deixou de ser medido e foi recuperado seria suficiente para suprir mais de 5.400 residências por um mês. 

A companhia atua de forma preventiva no combate às ligações irregulares e conta com uma equipe de inteligência que trabalha ativamente para identificar e retirar essas ligações. Após inspeção técnica no local de suspeita de fraude, a Celpe protocola denúncia junto à Secretaria de Defesa Social para que o caso seja investigado. Constatada a irregularidade, a concessionária notifica o proprietário e realiza a cobrança pelo período fraudado. 

REGULARIZAÇÃO DE CLIENTES
Quem ainda está irregular e não tem o medidor de energia instalado pode entrar em contato com as Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para fazer regularização da ligação, de forma gratuita. Para apoiar os consumidores e estimular a regularização, são oferecidas diversas facilidades quanto ao parcelamento e pagamento de faturas utilizando os canais digitais.

A concessionária orienta, ainda, que as pessoas acionem os canais de atendimento caso percebam ligações irregulares nas redes elétricas nas localidades onde vivem. Além de crime, o furto prejudica o fornecimento de energia e representa risco para a segurança da comunidade.

DENÚNCIA
A Celpe reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto no site na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade: 

Central de Relacionamento para denúncia anônima: 116

Canais de atendimento digitais (Site e Whatsapp):Celpe www.celpe.com.br | (81) 3217-6990

SOBRE A CELPE
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

 
Voltar