Celpe realiza operação em condomínio e encontra 70% das unidades consumidoras cometendo furto de energia

26/04/2021

Conjunto residencial localizado em Jardim Paulista tinha 94 dos 135 apartamentos consumindo energia sem medição. Equipes ainda encontraram depósito com equipamentos semelhantes aos utilizados pela concessionária.

operação_celpe_24_04.jpg 

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) realizou uma operação de combate ao furto de energia elétrica, nesta segunda-feira à tarde, em um conjunto residencial localizado no bairro de Jardim Paulista. Das 135 unidades consumidoras distribuídas entre os nove blocos do empreendimento, 94 estavam consumindo energia sem medição, o que configura crime. Além disso, as equipes da concessionária que foram destacadas para a ação ainda encontraram um depósito com vários equipamentos semelhantes aos utilizados pela Celpe. Um Boletim de Ocorrência foi aberto para que a polícia possa investigar a origem e a utilização dos produtos.

O furto de energia deste conjunto residencial era feito por meio de uma ligação direta na rede de distribuição de energia que atendia os 94 apartamentos, sem passar pelo medidor. Ao analisar o quadro onde se encontravam os equipamentos de medição, os técnicos da concessionária encontraram a irregularidade.

Toda a ligação clandestina foi retirada e o consumo das unidades passou a ser totalmente o medido. Os clientes que foram flagrados cometendo furto de energia poderão pagar até 36 meses retroativos, além de responder judicialmente.

A Celpe reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

SOBRE A CELPE

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).


Voltar