Celpe realiza ação de ordenamento de fios de telefonia na Avenida 17 de agosto

13/09/2019
2019.09.13-celpe-acao-ordenamento-fios-telefonia-avenida-17-de-agosto.jpg

Técnicos da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) iniciam, na próxima segunda-feira (16), uma nova etapa das ações de ordenamento de fios de telefonia na Região Metropolitana do Recife. A Avenida 17 de Agosto, que é a principal via do bairro de Casa Forte, passando ainda pelo Parnamirim, Santana, Poço da Panela e Monteiro, recebe a força tarefa até o dia 30 de setembro. A ação, que deve percorrer 88 postes ao longo da via, tem como objetivo assegurar o cumprimento das normas técnicas de segurança estabelecidas com as empresas de telefonia e internet para instalação de cabos nos postes da distribuidora.

Após informar preventivamente às empresas responsáveis sobre a necessidade de ordenamento dos fios e não identificar avanços por parte dos provedores, a distribuidora deve realizar a operação que, apenas em 2019, já retirou mais de 16 toneladas de cabos instalados clandestinamente e irregularmente nos postes em todo o Estado. As empresas comunicadas que não cumpriram o prazo de adequação determinado pela concessionária terão as redes irregulares removidas.

Em caso de necessidade de instalação de cabos de telefonia e internet, a autorização é condicionada à regularização com a distribuidora, por meio de contrato de uso mútuo preestabelecido. A partir disso, a empresa provedora pode instalar os fios, sempre obedecendo as normas técnicas de segurança e conformidade determinadas pela Celpe.

O fornecimento de energia para as localidades que circundam a Avenida 17 de Agosto não deve ser afetado. No entanto, por se tratar de região com importantes hospitais, centros de compra e museus, a concessionária informa que, em caso de instabilidade no funcionamento de serviços de telefonia e internet, o cliente deve entrar em contato com a empresa responsável pela rede, para que sejam feitas as devidas correções.

Operação

Iniciada em 2015, a ação, pioneira no País, tem foco no cumprimento dos requisitos de segurança, eliminando cabos partidos e em condições inseguras. Apenas em 2019, mais de 16 toneladas de fiação irregular removidas de postes da companhia em todo o Estado. 
 
Voltar