A Parceria entre a Celpe e o CREA-PE faz parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre as duas instituições no último mês.
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) promoveu um treinamento especializado aos profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA/PE habilitando os profissionais a atuarem frente a situações que promovam riscos à comunidade, Tem como finalidade qualificar os profissionais, para que eles possam identificar situações de risco de acidente com a rede elétrica junto à sociedade, bem como assegurar que as obras em que ambas empresas atuem, estejam de acordo com a regulamentação vigente.
Por entender que a segurança é o valor mais importante de todo o Grupo Neoenergia, a Celpe preparou esse treinamento voltado especialmente para os fiscais do Crea. O tema do encontro desta vez foi a Identificação de risco no distanciamento mínimo da rede e ligações clandestinas. Vale a pena lembrar que a construção civil é hoje o principal causador de acidentes relacionados à rede elétrica no Estado.
A partir da conclusão do curso, os profissionais de fiscalização do Crea-PE poderão informar de forma mais assertiva à Celpe as situações de risco identificadas. A concessionária, por sua vez, fará a ação corretiva e a eliminação do risco. “Esta parceria com o CREA é muito importante, pois acreditamos que seus fiscais são fundamentais na fiscalização de eventos que oferecem riscos de acidente como obras civis próximas à rede e ligações clandestinas”, afirmou o superintendente operacional da Celpe, Evandro Simões.
Segundo o superintendente do CREA, Nielsen Christianni, esse tipo de qualificação fortalece a entidade. “Um dos maiores objetivos do Conselho é preservar a segurança das pessoas e estreitar as relações entre as instituições em prol de um objetivo comum. Desta forma, profissionais habilitados e qualificados potencializam nossos esforços, acarretando em resultados grandiosos”, afirmou.
Esse treinamento é a primeira de algumas outras ações previstas no convênio entre as duas instituições. O trabalho em conjunto pode contribuir de forma decisiva para mitigar a possibilidade de novos acidentes envolvendo a construção civil e a rede elétrica.
Sobre a Celpe
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).