Celpe prepara rede elétrica para festa de Nossa Senhora da Conceição

05/12/2018

Para atender ao aumento de demanda de energia em decorrência da festa no Morro da Conceição, que acontece no próximo sábado (08/12), em Casa Amarela, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) realizou uma série de ações preventivas de manutenção e combate ao furto de energia, atendendo também as solicitações para ligações provisórias de energia nas barracas montadas no local. Até o momento, foram retiradas 52 ligações clandestinas. A concessionária espera realizar mais de 320 ligações provisórias, dentro dos padrões de segurança, até o dia da festividade.
 
As equipes de manutenção executaram ações em toda a área com a finalidade de assegurar o bom desempenho do sistema. Complementando ações de melhoria realizadas em anos anteriores, foi realizada a inspeção termográfica dos alimentadores, inspeção da altura das redes de telefonia ao longo do trajeto da procissão, bem como as redes de baixa e média tensão, substituição de equipamentos e dispositivos na rede de baixa tensão, instalação de tampas em medidores de energia, além de adequações na rede de alta tensão. Foram executadas, ainda, mais de 40 podas nos circuitos que atendem a área da festa, além de inspeções em toda a rede elétrica. 

Durante as ações de vistoria, técnicos da concessionária estão retirando todas as instalações não autorizadas para que sejam cumpridos os padrões de segurança. A companhia reforça que apenas profissionais da Celpe podem efetuar as ligações de energia das barracas que comercializam alimentos e artigos religiosos no local. A concessionária lembra, ainda, que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de colocar vidas em risco, o infrator pode provocar acidentes como incêndios e ser punido com até dois anos de prisão.

         festa-nossa-sra-da-conceicao.jpg

Solicitações
A Celpe lembra que é importante antecipar as solicitações para que haja tempo hábil de realizar as vistorias necessárias à liberação do serviço. Os interessados devem se dirigir no horário comercial a qualquer Agência Celpe. Ao solicitar as ligações provisórias, é necessário apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura. Também devem ser apresentados documentos de identidade e CPF e informados os equipamentos que serão instalados. Ao declarar a carga a ser utilizada e o período, o cliente receberá uma fatura de consumo de acordo com a carga instalada e outra, referente ao serviço de vistoria, ligação e desligamento. É importante que o comerciante observe e informe à Celpe a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.

Também será necessário que o cliente instale o padrão de entrada para receber a ligação provisória de energia. No ato da solicitação, ele receberá todas as orientações técnicas referentes à instalação. A Celpe adverte que nos casos onde existam estruturas metálicas e equipamentos elétricos é preciso que estejam aterrados. A empresa esclarece, ainda, que não será possível o atendimento a cargas móveis como carroças, vans e caminhões.

Voltar