A partir deste sábado (28), a Companhia Energética de
Pernambuco (Celpe) coloca em operação o esquema especial para assegurar o
fornecimento de energia elétrica para os que
vão aproveitar as comemorações do Réveillon em todo o
Estado. Para a festa da virada, a concessionária realizou diversas
ações preventivas, além de dobrar o número de profissionais que
estarão trabalhando, ininterruptamente, para garantir o atendimento
em eventuais ocorrências.
Foram realizadas inspeções termográficas na rede de distribuição e
transmissão, medições de nível de tensão, serviços de poda de árvores e
manutenções preventivas e corretivas em toda a rede elétrica. O trabalho se
concentrou principalmente nas redes que abastecem os principais pontos de
concentração para a festa como as orlas de Boa Viagem, Olinda, Jaboatão dos
Guararapes e em praias como Itamaracá e Ponta de Pedra, no
Litoral Norte, e Tamandaré e Porto de Galinhas, no Litoral Sul.
Nessas localidades, a concessionária deve alocar 27 equipes em esquema especial
durante a virada. Além disso, diversos profissionais devem atuar em regime de
sobreaviso, para acionamento em caso de ocorrências. Também foram realizadas
vistorias preventivas nas subestações que suprem as regiões.
A preparação incluiu, ainda, a instalação e fiscalização de
ligações provisórias em barracas instaladas nas praias e avenidas das cidades,
com atenção aos aterramentos e conexões com a rede da Celpe, além de
outras estruturas como palcos e camarotes. Equipes da distribuidora estarão,
durante todo o réveillon, fiscalizando os espaços com grande
concentração de público para garantir a normalidade do fornecimento de energia. O centro de operações da distribuidora teve a
quantidade de controladores reforçada, atuando em regime especial de
acompanhamento da rede elétrica na Região Metropolitana durante os dias 30 e 31
de dezembro e 1º de janeiro.
Importante – Em caso de ocorrência, os clientes podem entrar em contato
com a Celpe por meio dos diversos canais de relacionamento da
empresa. Além do teleatendimento gratuito 116, a concessionária oferece um
aplicativo para smartphones no qual os usuários podem
solicitar o serviço de prontidão. A concessionária disponibiliza, ainda, um
serviço para comunicar falta de energia por meio de torpedos via celular. É
preciso enviar uma mensagem de texto para o número 26560, informando apenas o
número da conta contrato do imóvel onde está ocorrendo a interrupção de
energia. A resposta da concessionária com o registro do protocolo e a
informação sobre o prazo de atendimento da solicitação será enviada ao cliente
em até três minutos.