Celpe lança movimento de segurança com a rede elétrica para evitar acidentes

30/10/2017
Recife, 30 de outubro de 2017 - Mais que uma campanha, um movimento pelo comportamento seguro com a rede elétrica. Uma conexão permanente com a população através da plataforma de conteúdo www.vamosdarumbasta.com.br, com informações sobre os riscos e os cuidados que devem ser tomados, já que a maioria dos acidentes ocorre por falta de atenção e cuidado com a rede elétrica.  

O objetivo da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, é envolver a comunidade e disseminar ações de prevenção de acidentes. O movimento começou nesta segunda-feira (30/10), com o lançamento da plataforma e a campanha #vamosdarumbasta - espalhada por emissoras de rádio e TV, sites, redes sociais, lojas de atendimento e nas comunidades, com a distribuição de cartazes.

 Um balanço realizado pela Celpe aponta que mais de 40% dos casos estão relacionados com construção ou reforma de casas, troca de antenas e subir em postes para a colocação de faixas. Os homens representam o maior número de vítimas e são o principal público alvo da campanha. 


O objetivo é alcançar também o público influenciador: família, vizinhos, amigos e colaboradores da concessionária. As lojas de atendimento Celpe participam do movimento, com informações e engajamento dos funcionários.  Nos armazéns de construção, além dos cartazes, haverá também distribuição de folhetos e adesivos  nas embalagens dos produtos e serão oferecidos cursos sobre dicas de segurança.  


A plataforma www.vamosdarumbasta.com.br é uma ferramenta de longo prazo para dar suporte às ações e campanhas de segurança da concessionária de energia durante todo o ano e em momentos de grandes eventos como Carnaval e São João.  


De acordo com  a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica  (Abradee), o Nordeste é a segunda região com maior número de registros de acidentes (28%), o Sudeste aparece em primeiro (48%). O menor índice é o do Centro-Oeste (6%). A Celpe sempre atuou no sentido de orientar os consumidores  sobre os riscos da energia elétrica e como evitá‐los. Mas não basta uma rede elétrica em perfeitas condições técnicas e de  segurança para impedir que um ato imprudente resulte em acidentes. É de extrema importância a participação de toda a sociedade. #vamosdarumbasta

 

Principais dicas de segurança:
 

Construção ou reforma: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica,  principalmente ao movimentar materiais  metálicos,  como barras de ferro e arames, eles são condutores de eletricidade. Consulte sempre um profissional     capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora. 


Antena de TV:  ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica.    Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom,  sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá‐la ou recuperá-la. 


Ligação Clandestina (Gato): as ligações da rede elétrica devem ser feitas somente pelo eletricista de  sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser   crime, provoca acidentes  e coloca vidas em risco. 


Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas com das redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de  sua  cidade e solicite o  serviço. A poda de árvores é um serviço  que deve ser realizado somente por  profissionais preparados e qualificados. 


Pipas: procure locais abertos e afastados da rede elétrica para empinar pipas.  Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la.  Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças. 


Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas.   Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas   movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a   vegetação chegar perto dos fios e postes.


Sobre a Celpe


A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).​

Basta.jpg
Voltar