O montante foi destinado,
principalmente, a projetos de expansão da rede. Foram entregues mais 2.560
quilômetros de rede, instalados 774 equipamentos automatizados (religadores de
linha) e 20 alimentadores, que promoveram um incremento de 120 quilômetros de
novos circuitos de média tensão. Essas ações contribuíram diretamente para uma
maior qualidade e confiabilidade no fornecimento, oferecendo assim condições
para a chegada de novos negócios e o crescimento econômico em todas as regiões
do Estado.
A concessionária ainda colocou em operação, apenas em 2020, seis
novas subestações, localizadas nos municípios de Itaíba, Tacaratu, Serra
Talhada, Bodocó, Canhotinho e Ipojuca. Esses empreendimentos impactaram mais de
105 mil clientes. Além de suprir com mais eficiência a necessidade atual, as
novas subestações ainda permitem que as cidades possam trabalhar na atração de
novos investimentos, pois a rede elétrica está dimensionada e pronta para
suportar o crescimento da demanda local.
O investimento da Celpe também contemplou projetos de segurança
para a população, como o deslocamento de 20 quilômetros de rede. Automatização
foi outro foco da concessionária, que fechou o último ano com a instalação de
730 equipamentos inteligentes, impactando diretamente na gestão do fornecimento
e uma resposta mais rápida a possíveis interrupções no fornecimento. “Todos
esses investimentos, aliados às demais ações adotadas por nossas equipes,
contribuíram para manter os níveis de qualidade no fornecimento de energia.
Encerramos o ano passado com os índices de qualidade melhores que os limites
regulatórios estabelecidos pela Aneel”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo
Cabral.
Em 2020, a empresa alcançou 3,8 milhões de clientes em sua área
de concessão que abrange 184 municípios pernambucanos, além da Ilha de Fernando
de Noronha e a cidade Pedras de Fogo, na Paraíba. Desse total, mais de um
milhão de clientes estão inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica, um
acréscimo de aproximadamente 20% quando comparado ao período anterior.
O número de novas ligações realizadas chegou a 137 mil. A classe
residencial foi o que apresentou o maior aumento do consumo, crescendo 4,8% em
relação a 2019. Este índice se deve, principalmente, ao incremento na base de
clientes, à pandemia, quando as pessoas precisaram permanecer mais em suas
casas, e às altas temperaturas registradas no último trimestre.
Sobre o atendimento aos clientes, a Celpe precisou acelerar uma
série de processos previstos para este ano devido à necessidade do
distanciamento social. Com a finalidade de diminuir ao máximo a necessidade de
os clientes irem às lojas da concessionária, foram iniciados atendimentos via
WhatsApp e redes sociais, além da criação do portal de negociação. Tudo isso se
somou a outros meios já existentes, como conta digital, site oficial,
teleatendimento e SMS. Foram mais de 45 milhões de pessoas atendidas por meio
dos canais digitais, o que representa 89% das interações comerciais ao longo do
ano.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Na área de eficiência energética, programa regulado pela Agência
Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Celpe substituiu aproximadamente 84 mil
lâmpadas incandescentes por equipamentos de LED com a finalidade de promover a
eficientização de prédios públicos. Em áreas de comunidade, foram cerca de 69
mil trocas. Apenas essas duas ações foram responsáveis pela economia de
2.526,62 MWh/ano.
Outro programa importante para o orçamento das famílias de baixa
renda, condomínios e meio ambiente, o Vale Luz se manteve em funcionamento
mesmo durante a maior parte da pandemia. Em 2020 foram mais de cem toneladas
recolhidas, que geraram cerca de R$ 29 mil em descontos na conta de energia
elétrica dos seus participantes, que inclui pessoa física e condomínios.
Sobre a Celpe
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe),
empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de
Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável
pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de
Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa
tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).