Segunda-feira (21) é o último dia para se inscrever na primeira edição do Prêmio Inspirar, promovido pelo Instituto Neoenergia.
Segunda-feira (21) é o último dia para se inscrever na primeira edição do Prêmio Inspirar, promovido pelo Instituto Neoenergia. O Prêmio pretende reconhecer iniciativas de lideranças femininas de Pernambuco com a finalidade de valorizar iniciativas de arte e cultura que promovam transformações sociais e acelerem o progresso rumo ao desenvolvimento sustentável. Esta nova frente do Instituto Neoenergia tem a colaboração da Neoenergia e da Celpe e conta com a parceria técnica da Baluarte Cultura.
As lideranças femininas poderão se inscrever no prêmio, no site do Instituto
Neoenergia www.institutoneoenergia.org.br, até as 18h do dia 21 de junho. As etapas de seleção consistem na triagem inicial, na qual uma equipe técnica avaliará o preenchimento correto da inscrição, a de pré-seleção, com análise dos projetos - realizada por um comitê de notório saber composto por mulheres-, que atendem aos critérios de Inspiração, Transformação, Articulação e Diversidade/Criatividade, momento no qual serão anunciados as finalistas, e a de votação popular, no qual a sociedade civil vai escolher, entre os dias 7 e 20 de setembro, as vencedoras do Prêmio. A cerimônia de premiação será online, com transmissão nos canais do Youtube e Facebook da Celpe e da Neoenergia, no dia 23 de setembro.
“A criação do prêmio, neste momento desafiador que vive o Brasil, tem desde a escolha do seu nome o desejo de inspirar mais pessoas a pensarem em soluções que contribuam ao desenvolvimento sustentável. Muitas mulheres têm realizado ações fantásticas em suas comunidades, superando os imensos desafios da desigualdade social, agravados com a pandemia. Queremos reconhecer e valorizar iniciativas lideradas por elas que, muitas vezes anonimamente, promovem grandes transformações sociais em suas regiões”, explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
A Celpe e o Instituto Neoenergia vão premiar, com recursos financeiros, ações e projetos de pessoas físicas, coletivos, MEIs e ONGs/produtoras culturais. A intenção é reconhecer trabalhos desenvolvidos voltados para pessoas que vivem em vulnerabilidade e de regiões periféricas. O prêmio destinará recursos financeiros para lideranças femininas, nas categorias informadas, que variam de 7 a 12 mil reais e poderão ser utilizados pelas vencedoras da forma que for mais adequada para cada uma.
“O novo Prêmio Inspirar é uma forma de a Celpe contribuir com o desenvolvimento desses projetos e, principalmente, com seu reconhecimento. São mulheres que dedicam a vida a essas iniciativas de impacto social, que muitas vezes transformam uma realidade social, econômica ou mesmo educacional em seus campos de atuação. Promover esse reconhecimento é uma forma de incentivar essas pessoas a permanecerem firmes nesses projetos”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo Cabral.
O Prêmio Inspirar responde também ao chamamento da ONU à Década da Ação - que conclama a empresas, governos e sociedade civil para que se mobilizem ao alcance das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Em sua primeira edição, o prêmio definiu o fortalecimento do ODS 5 (Igualdade de Gênero) e vai contemplar iniciativas lideradas por mulheres, cis ou trans, e de grupos sub-representados, como o de povos originários, quilombolas, negros, minorias étnicas, PcD e LGBTQI+.