Sistema
AIR, sigla para Automação Inteligente de Redes, permite o restabelecimento
automático da energia, reduzindo o tempo e o número de vezes em que acontecem
interrupções no fornecimento de energia
A maioria das pessoas nem
imagina, mas a rede elétrica é composta por uma tecnologia que vai muito além
do que postes e cabos. Investimentos em automação, inovação e redes
inteligentes (smart grids, em inglês) levaram a Celpe a reduzir a frequência e
a duração das interrupções no fornecimento de energia. A distribuidora está
abaixo dos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
para os indicadores de qualidade que avaliam a frequência média das
interrupções (FEC, medida em vezes) e a duração média em que isso acontece
(DEC, em horas). Uma das principais iniciativas, que levou a esse cenário, foi
a implantação do sistema AIR, sigla para Automação Inteligente de Redes,
desenvolvido para a auto recomposição das redes.
A tecnologia atua em caso
de ocorrências provocada por fatores externos que acarretam a interrupção do
fornecimento. O sistema identifica o ponto e, sempre que possível, realiza
manobras isolando automaticamente o problema e transferindo as cargas para que
o menor número possível de clientes fique sem suprimento de energia. Em função
das características das áreas de concessão das distribuidoras, a Aneel
estabelece limites de qualidade diferentes, de acordo com a complexidade de
cada mercado. Para avaliar o DEC e o FEC de cada concessionária, o órgão
regulador leva em consideração peculiaridades como extensão territorial,
características da rede elétrica e condições socioeconômicas.
A frequência média de
interrupção do serviço na Celpe foi de 5,36 vezes nos três primeiros meses de
2020, FEC menor do que as 8,34 previstas pelo órgão regulador e em queda em
relação aos 5,90 registrados no mesmo período de 2019. A duração média foi de
11,37 horas, abaixo do limite, que era de 13,4, e do número medido no mesmo
período do ano passado, que foi de 11,68. O AIR foi instalado em 93 religadores
em Petrolina e, em Pernambuco, os equipamentos da Região Metropolitana do
Recife também operam com um sistema automatizado centralizado.
Como funciona o Sistema
AIR
O AIR detecta o local exato do problema, sem a necessidade de
intervenção humana, e isola a rede que foi atingida, retomando, imediatamente,
o fornecimento para o maior número possível de clientes. Com o sistema, o
número de consumidores afetados pode ser reduzido em até 70% e o
restabelecimento de energia pode acontecer em até 60 segundos.
Na prática, na ocorrência de uma interrupção, o próprio sistema
estabelecesse um “novo caminho” para que a energia alcance o cliente. Todos os
equipamentos da rede elétrica estão conectados por uma infraestrutura de
telecomunicações (fibra ótica, rede celular 4G ou satélite) a sistemas de
controle, em que são programadas sequências lógicas considerando as
possibilidades da rede, como número de clientes, carga e tensão. Se houver uma
mudança na estrutura da rede, a tensão é alterada e o sistema envia o comando
de como cada equipamento vai agir diante da situação.
A ampliação da instalação do Sistema AIR na rede de distribuição
reforça o compromisso da Celpe com a qualidade do fornecimento de energia
elétrica. O projeto faz parte das iniciativas da empresa para implantação do
conceito de Smart Grids (redes inteligentes), nova tendência mundial na distribuição
de energia elétrica.
Respostas com
mais agilidade
O AIR ainda alerta o
Centro de Operações da Celpe e, com isso, danos físicos aos equipamentos podem
ser resolvidos também de forma mais eficiente pelas equipes de campo.
Garantindo ainda mais agilidade, a gestão das equipes de campo é feita de forma
automatizada, desde a implantação do Sistema ClickSoftware, em dezembro de
2019. No momento em que o aviso é recebido, a ferramenta aciona o time que
estiver mais perto e que tenha as habilidades necessárias para reparar os danos
à rede elétrica. Essas informações são configuradas na plataforma, que
coordena, além das ações emergenciais, as preventivas e comerciais nas
concessionárias da Neoenergia.
Sistema AIR nas demais
distribuidoras da Neoenergia
Na Elektro, por exemplo,
até o primeiro trimestre deste ano, o AIR chegou a sete cidades: Guarujá,
Aguaí, Rio Claro, Atibaia, Cabreúva, Mairiporã e Três Lagoas, totalizando mais
de 220 equipamentos religadores. A frequência média de interrupções no fornecimento
de energia na distribuidora foi de 4,25 vezes no mesmo período, enquanto o
limite previsto pelo órgão regulador era de 6,39. O número também é menor do
que o valor registrado no primeiro trimestre do ano passado, que foi de 4,51
vezes. A duração média de interrupções no serviço nos três primeiros meses de
2020 foi de 7,22 horas, abaixo das 8,3 horas previstas pela Aneel em 2019.
A Cosern teve FEC de 4,59
vezes no primeiro trimestre de 2020, muito abaixo das 8,01 exigidas pela Aneel
e das 5,41 registradas no mesmo período do ano passado. A DEC na concessionária
foi de 9,37 horas de janeiro a março deste ano, enquanto o limite regulatório
era de 11,92 e o valor nesses meses em 2019 foi de 11,46. No Rio Grande do
Norte, a cidade de Canguaretama conta com o sistema de automação de redes, em
39 religadores.
Na Coelba, a FEC foi de
5,93 vezes no primeiro trimestre do ano, menos do que 6,01 do mesmo período em
2019 e do que os 7,87 estabelecidos como limite pela Aneel. No início deste
ano, houve um aumento sutil na DEC, que passou de 12,83 para 13,06 horas, mas a
duração média continua abaixo do valor previsto pela agência reguladora, que
era de 14,11. Na Bahia, o AIR está nas cidades de Vitória da Conquista e Feira
de Santana e, até o fim de 2020, será concluída a instalação em Itabuna.
Quatrocentos e vinte equipamentos operam com o sistema.
Sobre a Celpe
A Companhia
Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia
elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de
Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de
energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é
de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de
clientes (9,4 milhões de habitantes).