Em alinhamento com as determinações da Agência Nacional de Energia
Elétrica (Aneel) para o enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), a
Celpe ampliou a disponibilidade de canais digitais e suspendeu o corte de
energia para os mais de 3,7 milhões de clientes em toda sua área de concessão.
A medida atende à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
e abrange todo o estado de Pernambuco. A atividade de corte será suspensa por
90 dias, conforme Resolução Normativa do órgão regulador, deliberada pela
Diretoria da Aneel, nesta terça-feira (24).
Apesar da suspensão excepcional do corte, a Aneel solicitou que os
clientes que tiverem condições de pagar as contas honrem seus compromissos e,
assim, evitem a incidência de encargos. A recomendação da agência reguladora
reforça a importância do setor elétrico para a economia e para a arrecadação de
recursos para a União e os Estados, que utilizam a verba para implementar
políticas públicas e, neste momento, para combater ao coronavírus. A fatura de
energia muitas vezes funciona como meio de arrecadação para hospitais e
instituições beneficentes, que dependem desse recurso para continuar promovendo
atendimentos.
Por prestar um serviço essencial à população, a distribuidora
manterá equipes de prontidão trabalhando initerruptamente para assegurar o
regular fornecimento de energia aos clientes. Nesse sentido, todo o esforço da
Celpe, bem como das demais distribuidoras da Neoenergia, será com a finalidade
de permitir o funcionamento, sobretudo, de hospitais, unidades de saúde,
instituições públicas e privadas, além de contribuir com o conforto e o
bem-estar de milhares de famílias.
Em função da emergência de saúde pública, a Aneel definiu que as
distribuidoras devem evitar a realização de serviços presenciais. Sendo assim, o envio de
faturas de energia poderá ser efetuado por meios eletrônicos, como e-mails ou
disponibilização de códigos de barras por aplicativos. A empresa orienta seus
clientes que cadastrem ou atualizem seus endereços eletrônicos e solicitem a
modalidade de fatura por e-mail, em substituição à entrega presencial das
contas impressas.
Como medida preventiva e alinhada com as orientações do Ministério
da Saúde e da Aneel para combater o avanço do coronavírus, a Celpe já havia
determinado o fechamento das lojas de atendimento e instituiu medidas de
isolamento social. Para suprir a demanda dos clientes, a empresa viabilizou
diversas opções de canais digitais para solicitar serviços comerciais e
emergenciais, disponíveis 24 horas por dia, com a mesma qualidade e rapidez.
A distribuidora também foi autorizada pela Aneel a realizar
leituras de consumo por média aritmética, para evitar a exposição de
leituristas e clientes ao vírus. Outra opção defendida pelo regulador é a
realização da leitura e envio para a empresa pelo próprio consumidor, prática
já adotada por alguns.
Todas essas medidas têm a finalidade de contribuir com o
isolamento social e inibir a proliferação do coronavírus.