Competição será definida neste domingo (26), entre Corinthians e
Palmeiras. Independentemente de quem ganhe, esta temporada já entrou para a
história da modalidade
Neste domingo (26), será a
decisão da 9ª edição do Brasileirão Neoenergia. Uma final inédita entre
Corinthians e Palmeiras. No primeiro confronto, 1x0 para o Timão. Na partida,
marcada para 21h, ou o Alviverde vira esse placar, ou vai assistir a principal adversária
comemorar o título nacional. Independentemente de quem vença no derby paulista,
esta temporada já entrou para a história da modalidade. Isso porque, pela
primeira vez desde que a CBF assumiu a competição, em 2013, o Brasileirão viveu
o auge do investimento no futebol das mulheres. Com equipes se fortalecendo,
jogadoras da Seleção Brasileira atuando no País, transmissões dos jogos em TV
aberta e fechada, a chegada de um patrocínio histórico proporcionou à
modalidade um grande avanço.
A Neoenergia se tornou a primeira
companhia no país a apoiar exclusivamente a Seleção Brasileira e a competição
nacional de clubes. Com contrato válido pelos próximos quatro anos, o objetivo
do patrocinador tem muita sinergia com o que o esporte feminino deseja há alguns
anos: ampliar a participação da mulher no contexto social e profissional,
aliado com a equidade de gênero e oferecendo melhores oportunidades para as
atletas.
As mulheres lutam, há anos, para
quebrar o preconceito e a ideia de que o esporte não é lugar para elas. Meninas
cresceram ouvindo que a bola, o tatame, as pistas e tantos outros espaços não
eram possíveis de serem ocupados. E foi com o apoio ao esporte praticado por
mulheres que a companhia passou a contribuir com afinco na inserção feminina em
atividades antes consideradas predominantemente masculinas.
Mulheres em campo
A independência financeira é uma
das principais formas de empoderamento das mulheres e, por isso, promover a
igualdade no acesso ao mercado de trabalho é essencial.
A Neoenergia integra o grupo espanhol Iberdrola e, juntas, as empresas desenvolvem um projeto que impulsiona
a participação das mulheres no esporte. Atualmente, mais de 330 mil atletas são
subsidiados no mundo.
“Acreditamos na igualdade em
todos os campos e compartilhamos com essas jogadoras os mesmos valores como
esforço, superação, profissionalismo, trabalho em equipe. Essas esportistas são
o espelho em que miram muitos homens e mulheres, são exemplos para tantas
outras que veem no esporte uma janela de oportunidades de mudança social. Além
de ser um direito primordial, a igualdade também é um dos fundamentos
essenciais para construir um mundo mais próspero para todos”, afirmou o superintendente de Comunicação
da Neoenergia, Marcus de Barros Pinto.
Atualmente, a Neoenergia conta
com 43% de mulheres nas suas equipes corporativas, sendo que na Diretoria
Executiva a proporção é de 44% de presença feminina. E a empresa segue atuando
para que esses números sejam ainda mais expressivos nos próximos anos e também
diverso.
A Neoenergia revisou seus
processos de Recursos Humanos e, segundo a empresa, passou a atuar em
recrutamento e seleção para promover processos seletivos mais inclusivos. A
ideia é formar sua liderança para gestão da diversidade, seguir fomentando
ações para empoderamento e combate ao preconceito, não admitindo qualquer tipo
de discriminação.
Mais do que patrocinar o futebol
feminino, a chegada da Neoenergia ao esporte brasileiro traz com ela valores
importantes. Os 90 minutos de uma partida do jogo que amamos podem se
transformar em uma grande plataforma de bons exemplos.
O fair play, a igualdade de
gênero, o combate ao preconceito, a sustentabilidade, são atitudes que
transformam e melhoram completamente a nossa vida em sociedade.
No próximo domingo, veremos mulheres
em campo, como protagonistas de um esporte que pode ser agente principal de uma
mudança coletiva. Elas disputarão o lugar mais alto do pódio sabendo que terão
o apoio de uma empresa que se preocupa com empoderamento feminino. E o dérbi
inédito na final do Brasileirão Feminino será tão histórico como a chegada da
Neoenergia, apoiando e valorizando o esporte feminino.