Aneel autoriza aplicação de reajuste da tarifa adiado pela pandemia

01/07/2020

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a aplicação de reajuste tarifário, a partir desta quarta-feira (1º de julho), para todas as distribuidoras de energia cujos índices deveriam ter entrado em vigor nos meses de abril e maio passados. Os adiamentos foram solicitados ao órgão regulador pelas empresas do setor elétrico, em virtude dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Com o reajuste anual previsto para o último mês de abril, a Celpe está entre as distribuidoras do País que postergaram a aplicação dos índices. Os novos percentuais foram homologados pela Aneel ainda em abril, no entanto, a variação proporcional das tarifas começa a ser aplicada apenas a partir de julho. A percepção integral pelos consumidores ocorrerá em agosto, quando se completa todo o período de leitura após a aplicação tarifária.

Na área de concessão da Celpe, o índice médio do reajuste tarifário anunciado pela Aneel foi de 5,16%. Para a baixa tensão, que inclui os clientes residenciais, o efeito médio será de 4,88%. A variação percebida pelos clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de 5,93%.

Composição da Tarifa
Do valor cobrado na fatura, 43,3% são destinados para pagar os custos com a compra e transmissão de energia. Os tributos (encargos setoriais e impostos) continuam tendo uma grande participação nos custos da tarifa de energia elétrica, representando 33,7% do total. Apenas 23% ficam na Celpe, para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos. Isso significa que, para uma conta de R$ 100,00, por exemplo, cerca de R$ 23,00 sã destinados efetivamente à empresa, para operar e expandir todo o sistema elétrico do estado.

A parcela do recurso que fica com a distribuidora é aplicada, sobretudo, na manutenção e modernização da rede de distribuição que atende a hospitais e unidades de saúde, serviços essenciais para combate à pandemia da Covid-19. A empresa investe na digitalização de serviços comerciais, assegurando mais conforto e comodidade aos clientes.  

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