Celpe beneficia mais de 20 mil famílias com a substituição gratuita de 71 mil lâmpadas ineficientes por led

23/07/2021

Projeto Energia com Cidadania visitou 51 municípios no 1º semestre. Iniciativa reduz valor da conta, gera economia de energia e fomenta ações de sustentabilidade.

LampadasLED_EficienciaEnergetica_Cosern.jpg

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) realizou a substituição de 71.312 lâmpadas ineficientes por equipamentos da tecnologia LED de 20.374 famílias pernambucanas, distribuídas em 51 municípios de Pernambuco no primeiro semestre de 2021. A ação aconteceu por meio do projeto Energia com Cidadania, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Aneel.

“Nesse momento de pandemia, o projeto é ainda mais importante por beneficiar os clientes com redução do valor da conta, gerar economia de energia com a troca da lâmpada e fomentar ações de sustentabilidade”, lembra Ana Mascarenhas, Gerente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia.

Com a distribuição desses equipamentos, a Celpe prevê uma economia de energia na ordem de 650MWh/ano, o suficiente para abastecer 6.500 residências pelo período de 30 dias. Além de promover a eficiência energética, a iniciativa também contribui diretamente para a diminuição do consumo de energia elétrica dos clientes.

A partir da próxima segunda-feira (26), o projeto Energia com Cidadania estará em Canhotinho, no Agreste Pernambucano, para realizar as trocas das lâmpadas (confira critérios abaixo), além de promover a distribuição do Manual de Consumo Consciente de energia elétrica até 7 de agosto.

Foram adotadas medidas rigorosas de prevenção à Covid-19 para esse retorno do projeto numa carreta, em conformidade com o estabelecido pelos órgãos públicos competentes, tanto para colaboradores e prestadores de serviço quanto para os clientes.

Municípios atendidos pelo projeto Energia com Cidadania da Cosern no 1º semestre de 2021:

Itambé, Bonito, Cortês, Jucati, Pombos, Tacaratu, Cabo de Santo Agostinho, Dormentes, Lagoa de Itaenga, Recife, Abreu e Lima, Camaragibe, Exu, Lagoa do Carro, Riacho das Almas, Aliança, Carnaubeira da Penha, Glória do Goitá,        Machados, Santa Filomena, Altinho, Carpina, Igarassu, Moreno, São José da Coroa Grande, Araçoiaba, Caruaru, Ipojuca, Olinda, São Joaquim do Monte, Araripina, Catende, Itaquitinga, Passira, São José do Egito, Arcoverde, Chã de Alegria, Jaboatão dos Guararapes, Paudalho, São Lourenço da Mata, Belo Jardim, Chã Grande, Jaqueira, Paulista, Tamandaré, Bezerros, Condado, Joaquim Nabuco, Pedra de Fogo, Verdejante, Vertentes.

Critérios para participar:​

  • Ser cliente residencial ou rural-residencial;
  • Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);
  • Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;
  • Não ter débitos com a Concessionária;
  • Não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);
  • Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W);

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).


Voltar